Search
Degradê com CSS

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

Evento encerra projeto Ilê Asé Iya Oju Omi com programação dedicada à valorização da cultura afro-brasileira e indígena
Feira Afro e Indígena em São Pedro da Aldeia celebra ancestralidade, cultura e resistência com entrada gratuita neste domingo / foto divulgação
Feira Afro e Indígena em São Pedro da Aldeia celebra ancestralidade, cultura e resistência com entrada gratuita neste domingo / foto divulgação

Neste domingo (19), São Pedro da Aldeia sedia a primeira edição da Feira Afro e Indígena, na sede do Ponto de Cultura e de Memória Ilê Asé Iya Oju Omi, localizada no bairro Boa Vista. Segundo os organizadores, o evento marca o encerramento do projeto “Ilê Asé Iya Oju Omi”, desenvolvido por meio do Edital Mãe Gilda de Ogum, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, Ministério da Saúde e Fiocruz.

Com entrada gratuita, a programação começa às 9h e segue até as 17h, reunindo apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e debates sobre igualdade racial, sustentabilidade e combate à violência contra a mulher negra. Um dos destaques será o desfile do “Ateliê Fiderioman”, projeto que une empoderamento feminino, geração de renda e enfrentamento da violência doméstica.

Ao longo dos últimos meses, o projeto promoveu ações com foco na ancestralidade, nos saberes tradicionais e na luta contra o racismo estrutural. As atividades incluem ainda temáticas como a valorização das folhas sagradas nos terreiros, a memória de figuras históricas negras e o combate a estereótipos étnico-raciais.

“É um momento de escuta e partilha, onde saberes ancestrais, espiritualidade, arte e luta se entrelaçam para fortalecer a nossa identidade”, afirmou Iya Maria Fiderioman, Iyalorixá responsável pelo espaço, em nota enviada à imprensa.

Programação

  • 09h – Abertura com Jongo Fiderioman
  • 09h30 – Voz que Ecoa: a violência doméstica além do que os olhos enxergam
  • 10h20 – Ewè Oró: folhas sagradas e sustentabilidade dos povos de terreiro
  • 13h – Desfile: Ateliê Fiderioman
  • 15h – Vovó Catarina do Congo: comunicação e combate a estereótipos
  • 16h – Benedito Meia Légua: protagonismo negro
  • 17h – Encerramento com Afoxé Fiderioman – Samba de Caboclo

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!