Organização mostra diversas iniciativas para ações no pós-pandemia
A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro deu um novo passo para a promoção de turismo no Estado. Em menos de uma semana, aconteceu a implantação de dois Convention & Visitors Bureau (CVB) nas cidades de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, e em Santa Maria Madalena, Região Norte. As inaugurações aconteceram pela primeira vez no Brasil de forma online, o que marca uma inovação criada pela necessidade em um mundo pós pandemia.
O CVB são uma organização privada sem fins lucrativos onde se reúnem empresário e pessoas físicas em prol do desenvolvimento econômico e social das cidades onde são instalados, através do incentivo à atividade turística. Assim, entidades privadas, dirigidas por empresários e profissionais, têm a vantagem de ver o turismo como força econômica, e não apenas como atividade de lazer e entretenimento.
A Federação mantém um ritmo de crescimento constante e paralelo as iniciativas turísticas que promovem. Desde 2013, quando possuía apenas 6 Convention & Visitors Bureau filiados, a organização agora conta com 22 CVBs.
De acordo, com o presidente da Federação, Marcos Navega, a implantação dos CVBs trás para cada cidade um reconhecimento que o turismo na localidade é trabalhado profissionalmente por diversos segmentos da iniciativa privada.
“Agora é o momento de nos prepararmos para o pós pandemia. Para a recuperação das atividades turísticas que acontecerão depois que isolamento social acabar. O ato de fundar os conventions é só a coroa de todo o trabalho que os empresários de cada cidade vêm fazendo e vão continuar para preparar o turismo local”, explicou o presidente.
Segundo a análise da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado a partir do ano que vêm o turismo será apresentado de uma nova forma e as viagens de curta distância ganharão preferência da população. Assim, destinos entre 1h a 4h de distância da residência serão os mais procurados. Ou seja, as rotas entre o Rio de Janeiro, capital, e o interior estarão em evidencia.
“Procuramos promover o interior no Rio, mas também a forma reversa, divulgar nas cidades do interior o Rio de Janeiro como destino. Essa é a previsão principal da Federação e para isso que estamos trabalhando”, comentou Navega.
Turismo Consciente
Uma das iniciativas que tem tomado forma é a criação do selo “Turismo Consciente”, que informa através de um site todos os estabelecimentos, como hotéis e restaurantes, que praticam as normas de saúde da OMS e Vigilância de Saúde Nacional. Assim, priorizando medidas importantes em um mundo pós pandemia.