A Fecomércio RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro) e empresários do setor turístico selaram uma importante parceria para reforçar a segurança nas áreas turísticas da orla carioca. A iniciativa, que conta com a participação da Polícia Militar, através do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR), e da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), visa o monitoramento dessas áreas por meio de um sistema de câmeras de segurança.
O projeto “Orla Segura” vai instalar mais de 150 câmeras em pontos estratégicos, como bares, restaurantes, hotéis e quiosques na Orla de Copacabana, todas integradas a centrais de vigilância que estarão conectadas às forças de segurança locais. A medida tem como objetivo aumentar a eficiência das ações de policiamento ostensivo e melhorar as investigações de crimes contra turistas e moradores.
A formalização da cooperação aconteceu na terça-feira (3), durante uma reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio RJ (Cetur). Estiveram presentes representantes de várias entidades, incluindo o presidente do Conselho, Marco Navega, que destacou a importância dessa ação conjunta para ampliar a segurança e atrair mais turistas à região. Navega também comentou sobre o interesse de implementar esse mesmo modelo nas cidades turísticas da Costa do Sol, que recebem anualmente mais de 4 milhões de visitantes, sendo 400 mil internacionais.
Além do apoio das forças de segurança, o projeto conta com a participação ativa de empresários locais, como a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) e o SindRio (Sindicato de Restaurantes e Bares), que também contribuíram para o planejamento da iniciativa.