Pular para o conteúdo
Search

Fazer exercícios previne doenças cardiovasculares principalmente no inverno

Imagens de internet.
Imagens de internet.

O inverno está batendo à porta e você ainda não começou a cumprir a promessa do ano novo? A academia ainda está em segundo plano? Então se anime, pois a prática de exercícios é uma das melhores formas de prevenir as doenças cardiovasculares, principalmente no inverno, período do ano que aumenta 30% as chances de registro de infarto. Mas antes de iniciar as atividades, é muito importante você procurar um cardiologista e ver como anda a sua saúde.

Um dos exames fundamentais que deve ser realizado antes da prática regular de exercícios, é o teste ergométrico, que em Macaé pode ser feito na Unidade do Coração (Unicor). Ele é um procedimento clínico, em que o paciente faz caminhada ou corrida em esteira rolante, com o objetivo de avaliar o funcionamento do coração.

“Por meio do teste ergométrico, é possível investigar se o paciente apresenta alguma anomalia cardíaca que poderá colocá-lo em risco durante a atividade física. Além disso, monitora-se a pressão arterial em repouso e durante todo o teste, o que permite avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular como um todo e estimar o consumo máximo de oxigênio”, explicou a médica da Unicor, Liana Félix.

A partir do resultado do exame, que sai no mesmo dia, o médico poderá indicar o melhor exercício para o paciente. “A correta prescrição da atividade física, com o consequente aproveitamento dos benefícios do exercício na saúde, tanto física como emocional, são os objetivos principais da avaliação cardiovascular antes do início da prática das atividades físicas”, destacou a médica.

Dra. Liana disse que o ideal é fazer o teste ergométrico a cada seis meses, independentemente da idade do paciente, uma vez que as condições cardiovasculares e de condicionamento físico sofrem influência de fatores como o estresse, a dieta e o treinamento.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.