Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Cabo Frio é acusado de descarte irregular de lixo em área tombada da Fazenda Campos Novos

Caminhões a serviço da Comsercaf foram flagrados despejando resíduos no local; Folha dos Lagos revela que Prefeitura teria aterrado material mesmo após notificação do Inea
Denúncia aponta descarte irregular de lixo em área tombada da Fazenda Campos Novos; Folha dos Lagos revela aterramento de resíduos / foto divulgação
Denúncia aponta descarte irregular de lixo em área tombada da Fazenda Campos Novos; Folha dos Lagos revela aterramento de resíduos / foto divulgação

A Prefeitura de Cabo Frio é alvo de denúncias de descarte irregular de lixo na Fazenda Campos Novos, área tombada pelo Inepac desde 2003 e pelo Iphan desde 2011. A denúncia foi revelada pela Folha dos Lagos, que publicou três reportagens sobre o caso, baseadas em flagrantes registrados pelo ex-vereador Roberto de Jesus.

Segundo a Folha, caminhões que prestam serviço para a Comsercaf, autarquia municipal de limpeza urbana, foram gravados despejando pneus, restos de móveis, sacos plásticos, papelão e outros resíduos dentro da área protegida. O flagrante ocorreu na quinta-feira (6), quando Roberto filmou a ação e divulgou nas redes sociais. Procurada pelo jornal, a Prefeitura não respondeu por que o material estava sendo descartado na fazenda, e não em um aterro sanitário regular.

A situação se agravou após nova denúncia: em vez de cumprir a notificação do Inea, que exigia a remoção imediata dos resíduos, a Prefeitura teria aterrado o lixo, cobrindo o local com areia compactada. Um segundo vídeo, também entregue à Folha, mostra marcas de pneus de veículos pesados e pequenos fragmentos de lixo ultrapassando a camada de terra. A Prefeitura, novamente questionada pelo jornal, não respondeu.

O caso ocorre às vésperas de uma vistoria técnica do Iphan programada para esta sexta (14). À Folha, a responsável pelo escritório regional do órgão, Carina Mendes, afirmou ter recebido denúncia informal sobre o descarte e disse que, caso a irregularidade seja confirmada, a Prefeitura será notificada.

Roberto de Jesus registrou ocorrência na 126ª DP e anunciou que encaminhará a denúncia ao Ministério Público do Estado do Rio, ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Cultura.

A repercussão também chegou à Alerj. Em entrevista à Folha dos Lagos, o deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (PSB), classificou o caso como “muito grave” e prometeu cobrar medidas firmes da Prefeitura e do Inea. Ele afirmou que a Comissão do Cumpra-se, presidida por ele, exigirá multa e obrigação de reparar o dano ambiental, ressaltando que a legislação de proteção ao patrimônio depende de fiscalização efetiva e punição para funcionar.

Minc também criticou falhas na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sucessivas prorrogações do fim dos lixões no país e a baixa contratação de cooperativas de catadores, que ajudam a reduzir o volume direcionado a aterros. Para ele, casos como o da Fazenda Campos Novos revelam práticas de descarte irregular motivadas por economia indevida de custos: “é uma atitude criminosa”, afirmou ao jornal.

Na entrevista, o deputado reforçou a importância da fiscalização ambiental, da educação sobre resíduos e da mobilização social em defesa dos avanços conquistados na região, como a despoluição da Lagoa de Araruama e a criação do Parque Estadual da Costa do Sol.

A Prefeitura de Cabo Frio não havia respondido aos questionamentos feitos pela Folha dos Lagos até o fechamento da matéria.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Concurso público em Búzios tem expectativa de 40 mil inscritos

Câmara de Búzios aprova abono para servidores efetivos e comissionados

Búzios institui a Semana Gospel e inclui evento no calendário oficial do município

Búzios institui a Rota do Sol como novo circuito de interesse turístico no município

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]