A solenidade de posse aconteceu na tarde desta sexta-feira (22), na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou na tarde desta sexta-feira (22) a solenidade de posse de Magdala Furtado ao cargo de prefeita interina da cidade. Por unanimidade, o pedido de afastamento de José Bonifácio para tratamento de saúde foi aprovado pelos parlamentares na sessão extraordinária convocada pelo presidente da Casa Legislativa, o vereador Miguel Alencar.
Na presença dos vereadores, comunidade e imprensa, Magdala assinou o termo de posse, fez o juramento de praxe estabelecido nessas ocasiões e seu primeiro discurso. Ela confessou o nervosismo, disse que vai manter o trabalho desenvolvido pelo prefeito licenciado e se colocou à disposição dos secretários municipais, da Casa Legislativa e da população como um todo.
“Confesso que estou nervosa. Gostaria de dizer que pretendo desempenhar o papel como prefeita, provisoriamente, e continuar desenvolvendo o que já existe, algo que ele (o prefeito licenciado) planejou e já vem desenvolvendo. Farei com que tudo continue fluindo e avançando. Peço apoio da Câmara e me coloco à disposição para ajudar a desenvolver um bom trabalho para o crescimento do município. Eu só tenho a agradecer! Claro que não é confortável para mim, eu assumir por conta de uma doença. Acredito que ninguém gostaria de estar no meu lugar, porque é algo que deixa a gente triste. Eu tenho um carinho grande pelo José Bonifácio e sei que ele também tem mim também. A gente está na torcida para que ele se recupere logo. Estou aberta aos secretários, vamos continuar o trabalho, e aos moradores desta cidade. Ninguém consegue avançar sozinho. Estou ainda nervosa, mas muito obrigada pelo carinho de todos”, finalizou Magdala.
Depois do discurso, os vereadores deram boas-vindas e falaram palavras de encorajamento por ser a primeira mulher a ocupar a cadeira da Prefeitura de Cabo Frio, ainda que interinamente. Quatro parlamentares não participaram da sessão por estarem em compromissos fora da cidade, são eles: Leo Mendes, Carol Midori, Alexandre da Colônia e Thiago Vasconcelos.
Após a solenidade de posse na Câmara, Magdala se dirigiu ao prédio da sede da Prefeitura, na Praça Tiradentes, para assumir oficialmente o cargo. Com a posse, a vice-prefeita e agora prefeita interina, faz história como a primeira cidadã de Tamoios no comando da Prefeitura de Cabo Frio.
Sobre o afastamento de Zé
O prefeito José Bonifácio, que se recupera de duas cirurgias, realizadas no dia 8 de abril, no Complexo Hospitalar de Niterói, e, como não foi liberado pelos médicos, precisou se afastar por tempo indeterminado. Em entrevista à Litoral News, nesta manhã, Bonifácio não deu prazo para voltar ao cargo e disse que também não há pressa. Ele irá se recuperar com calma e só retornará ao posto de prefeito quando for liberado pelos médicos.
“Eu que fiz o planejamento sem consultar o médico, mas não foi possível. Estou me sentindo bem, mas deve ser por conta da idade a recuperação é mais lenta. Estou com três drenos ainda, um da cirurgia para retirada da hérnia e outros dois da cirurgia do nódulo no fígado. Vou levar como se fosse umas férias”, brincou o chefe do executivo, pedindo orações aos cabofrienses.
Segundo José Bonifácio, Magdala terá autonomia na sua gestão e reiterou que tem total confiança no trabalho da vice-prefeita e que o governo municipal seguirá atuando normalmente em todas as frentes de trabalho durante este período. Apesar de vice-prefeita, Magdala não era ativa nos compromissos públicos municipais.