Na última semana em Búzios uma sequencia de acidentes que envolveram duas pessoas bem conhecidas da cidade levantaram os perigo diário que a falta de mobilidade urbana em Búzios causa aos seus moradores e turistas. Foram cinco acidentes na Avenida José Bento Ribeiro Dantas no curto espaço de quatro dias: com o saldo de uma pessoa morta, e uma internada em estado grave. O que muitos veículos de comunicação e páginas de notícias comunitária publicaram como casos isolados, se somados e analisados demonstram um problema crônico de falta de mobilidade com resultados violentos.
José Luiz, o Zeca, que era muito querido pelos moradores de Búzios acabou morrendo, e o Célio Jorge, muito conhecido por circular pela cidade em um skate elétrico, está internado em estado gravíssimo e corre risco de morte.
Já nesta semana mais dois acidentes graves ocorreram na cidade: uma colisão entre uma moto e um carro na curva na altura do condomínio Cumurupim, após o pórtico, sentido Rasa. o motorista teve um corte no braço e o motociclista foi levado parao hospital gravemente ferido.
Nesta sexta-feira (31) outra colisão entre moto e carro, desta vez no Largo do Ceceu, no bairro Manguinhos, os envolvidos neste acidente não tiveram ferimentos graves, mas o motorista ficou em estado de choque e teve de ser levado para o hospital.
Os acidentes na única avenida da cidade, como informa os bombeiros, e por relatos de moradores das margens da via, são quase que diários, mas até este momento não tinha ainda chamado tanta atenção da população. Mas diante da comoção em torno de dois moradores mais conhecidos levantou a atenção sobre os outros acidentes ocorridos na mesma semana revelando o fato de que estes casos são acontecimentos cotidianos. De acordo com os bombeiros, cerca de 3 a 5 acidentes de trânsito por semana.
Em fotos mostraremos um pouco do que registramos no trânsito cotidiano no meio da fatídica semana. E reiteramos que uma cidade precisa em primeiro lugar, em ordem de importância mesmo, priorizar o pedestre, depois o ciclista e só depois os carros.
Se há o fator falta de educação no trânsito e também imprudência de motoristas e motociclistas, não se pode deixar de somar isso a falta de calçadas, casas e lojas avançam sobre o espaço público, comerciantes ocupam os cacos de calçadas que existem na cidade, asfalto ruim e mal cuidado, acostamentos loteados por comerciantes como sendo vagas exclusivas de estacionamento, vans que param a qualquer momento em qualquer parte da avenida, e até problemas de saneamento e drenagem como as razões que criaram em uma cidade de interior um índice de acidentes de uma cidade de grande porte.
Os acidentes no trânsito de Búzios não podem ser tratados como casos isolados, mas como o resultado de um problema crônico que precisa ser definitivamente enfrentado por toda sociedade local senão mais mortes continuarão acontecendo.