Pular para o conteúdo
Search

Falta de iluminação pública aumenta insegurança nas ruas de Rio das Ostras

 

Ruas escurasSe nem com sol quem anda por Rio das Ostras está protegido, a sensação de insegurança aumenta à noite. A falta de iluminação pública no município tem gerado muitos problemas e reclamações de diversos moradores.  Nas redes sociais, muitas pessoas apontam que em vários bairros as ruas ficam às escuras, criando oportunidade para assaltos e outros crimes.

 

Sem iluminação pública, a boa vontade de moradores é o que mantém o mínimo de visibilidade em uma rua do bairro Centro. Parte da rua Elba de Pádua Lima não tem postes de luz funcionando. Por isso, na duas residências foram instaladas lâmpadas e refletores voltados para a rua.

 

A casa de Ivan Fraga é uma dessas casas. O morador de Rio das Ostras há mais de 10 anos, Ivan colocou um refletor na porta de sua casa a cerca de três meses para iluminar uma parte da rua e reduzir a sensação de insegurança que existe no local por falta de iluminação.

 

“Os dois postes perto da minha casa estão sem funcionar há pelo menos dois anos. E ninguém troca as lâmpadas ou os conserta. Entrei em contato várias vezes com a secretária de serviço público nos últimos seis meses, mas nada foi feito. Resolvi tomar uma atitude eu mesmo e instalar um refletor no meu portão. Tive um aumento na conta de luz, mas não dá pra ficar naquela escuridão”, reclama o morador.

 

Em Costazul e Recreio também há diversos postes sem luz, o que tem causado medo aos moradores. Gilberto Guimarães é morador há 6 anos do bairro Recreio e conta que na Rua São Fidélis está bastante escura. Sendo que alguns postes estão sem funcionar há pelo menos um ano.

 

“O bairro está com várias ruas escuras o que está tornando difícil caminhar. Botei dois refletores no meu terreno, um em cada canto, para melhorar a situação da área. Acho um perigo porque tenho uma filha jovem que volta tarde para casa do trabalho e algo pode acontecer por conta da escuridão”, relata Gilberto.

 

Ruas escuras 4Cidade Praiana e Serramar também estão sofrendo com o abandono e a falta de iluminação. A moradora e artesã, Maria Neves, conta que é muito difícil caminhar do ponto até a rua Três do bairro Serramar por conta de diversos postes que não funcionam.

 

“Acho um descaso com a população. Todos sabem que iluminação significa mais segurança para as pessoas, mas parece que a prefeitura não vê dessa forma. Tanto a atual gestão quanto a antiga estão deixando a cidade ficar abandonada, nem iluminação nas ruas estão colocando. Está triste viver em Rio das Ostras”, contou a artesã.

 

O Prensa entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para saber o motivo da demora na troca de lâmpadas nos postes, mas o órgão não respondeu.

 

Licitação IluminaçãoO Prensa também entrou em contato com a Urbeluz Energética S/A, concessionária que segundo um aviso de dispensa de licitação publicada na edição nº 842 do Jornal Oficial do município seria a responsável pela a iluminação pública de Rio das Ostras.  Porém, de acordo com o analista de negócios da empresa, Luiz Branduliz, o contrato não foi concretizado e a cidade está sem nenhuma empresa para tratar da iluminação pública.

 

“Nosso último contrato com a prefeitura foi de agosto a dezembro de 2016, quando a nossa empresa foi contratada em regime de urgência. Novamente esse ano tentaram um contrato nesses termos porém esse documento não foi assinado. Foi passado à empresa que haveria um pregão (Pregão nº008) para essa licitação, mas aparentemente isso foi adianto por algum problema no Tribunal de Contas e não há previsão de uma nova licitação”, explicou o analista.

 

A Urbeluz Energética S/A também é responsável pela iluminação pública de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Leia mais matérias de Laís Vargas 

Laís Vargas é jornalista e mora em Rio das Ostras
Laís Vargas é jornalista e mora em Rio das Ostras

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.