Se nem com sol quem anda por Rio das Ostras está protegido, a sensação de insegurança aumenta à noite. A falta de iluminação pública no município tem gerado muitos problemas e reclamações de diversos moradores. Nas redes sociais, muitas pessoas apontam que em vários bairros as ruas ficam às escuras, criando oportunidade para assaltos e outros crimes.
Sem iluminação pública, a boa vontade de moradores é o que mantém o mínimo de visibilidade em uma rua do bairro Centro. Parte da rua Elba de Pádua Lima não tem postes de luz funcionando. Por isso, na duas residências foram instaladas lâmpadas e refletores voltados para a rua.
A casa de Ivan Fraga é uma dessas casas. O morador de Rio das Ostras há mais de 10 anos, Ivan colocou um refletor na porta de sua casa a cerca de três meses para iluminar uma parte da rua e reduzir a sensação de insegurança que existe no local por falta de iluminação.
“Os dois postes perto da minha casa estão sem funcionar há pelo menos dois anos. E ninguém troca as lâmpadas ou os conserta. Entrei em contato várias vezes com a secretária de serviço público nos últimos seis meses, mas nada foi feito. Resolvi tomar uma atitude eu mesmo e instalar um refletor no meu portão. Tive um aumento na conta de luz, mas não dá pra ficar naquela escuridão”, reclama o morador.
Em Costazul e Recreio também há diversos postes sem luz, o que tem causado medo aos moradores. Gilberto Guimarães é morador há 6 anos do bairro Recreio e conta que na Rua São Fidélis está bastante escura. Sendo que alguns postes estão sem funcionar há pelo menos um ano.
“O bairro está com várias ruas escuras o que está tornando difícil caminhar. Botei dois refletores no meu terreno, um em cada canto, para melhorar a situação da área. Acho um perigo porque tenho uma filha jovem que volta tarde para casa do trabalho e algo pode acontecer por conta da escuridão”, relata Gilberto.
Cidade Praiana e Serramar também estão sofrendo com o abandono e a falta de iluminação. A moradora e artesã, Maria Neves, conta que é muito difícil caminhar do ponto até a rua Três do bairro Serramar por conta de diversos postes que não funcionam.
“Acho um descaso com a população. Todos sabem que iluminação significa mais segurança para as pessoas, mas parece que a prefeitura não vê dessa forma. Tanto a atual gestão quanto a antiga estão deixando a cidade ficar abandonada, nem iluminação nas ruas estão colocando. Está triste viver em Rio das Ostras”, contou a artesã.
O Prensa entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para saber o motivo da demora na troca de lâmpadas nos postes, mas o órgão não respondeu.
O Prensa também entrou em contato com a Urbeluz Energética S/A, concessionária que segundo um aviso de dispensa de licitação publicada na edição nº 842 do Jornal Oficial do município seria a responsável pela a iluminação pública de Rio das Ostras. Porém, de acordo com o analista de negócios da empresa, Luiz Branduliz, o contrato não foi concretizado e a cidade está sem nenhuma empresa para tratar da iluminação pública.
“Nosso último contrato com a prefeitura foi de agosto a dezembro de 2016, quando a nossa empresa foi contratada em regime de urgência. Novamente esse ano tentaram um contrato nesses termos porém esse documento não foi assinado. Foi passado à empresa que haveria um pregão (Pregão nº008) para essa licitação, mas aparentemente isso foi adianto por algum problema no Tribunal de Contas e não há previsão de uma nova licitação”, explicou o analista.
A Urbeluz Energética S/A também é responsável pela iluminação pública de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Leia mais matérias de Laís Vargas