Além dos transtornos causados pela falta de energia elétrica devido aos fortes ventos e chuvas no fim de semana, moradores da Região dos Lagos, especialmente em Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, enfrentam agora um novo desafio: a falta d’água. A situação foi relatada por diversos moradores à Prensa, ressaltando a recorrência do problema.
A Prolagos, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto nos cinco municípios da região, informou que a falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água afetou o sistema de distribuição. De acordo com a empresa, essa é a terceira ocorrência na estação somente nesta semana, causando reflexos significativos no fornecimento de água para a população.
Diante da situação identificada às 21h43 do último sábado (18), a Prolagos informou que utilizou geradores para minimizar os impactos e contatando a empresa de energia elétrica, Enel, responsável pela falha no fornecimento.
A concessionária destacou ainda outra dificuldade para atender os clientes. O consumo de água aumenta consideravelmente devido à forte onda de calor registrada nos últimos dias e à chegada de mais de 260 mil turistas à região, podem retardar a recuperação plena do sistema.
Para minimizar os impactos da falta d’água, áreas mais afetadas estão sendo atendidas por caminhões-pipa, direcionados a imóveis com reservatórios como caixas d’água e cisternas. Situações emergenciais ou necessidade de informações adicionais podem ser comunicadas via WhatsApp ou telefone pelo número 0800 7020 195.
PROCON DE BÚZIOS EM ALERTA
O Procon de Búzios está com um canal disponível para que a população de Búzios possa registrar reclamações referentes a falta de abastecimento de água.
As denúncias podem ser encaminhadas para o WhatsApp (22) 2350-6064 ou para o Email [email protected].