José Facury venceu com 54 votos as eleições para conselheiro estadual, representando a região da baixada litorânea, do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC) que aconteceu nesta terça-feira (9) em Búzios.
De 9h ás 12h houve inscrições para votação na Câmara de Vereadores de Búzios, e por volta das 14h a votação onde Facury, que já foi secretário de cultura em Cabo Frio, venceu tendo Márcio Nascimento, 19 votos, como suplente.
O CEPC é considerado um dos pilares do sistema de cultural do Estado do Rio de Janeiro.
Além de Facury e Márcio, também concorreram à vaga, Carlos Henrique Pimentel e Aurélio Xavier.
___________________________________________________________________________
Propostas realizadas por José Facury em nome do Fórum Permanente de Cultura da Baixada Litorânea
– Que seja validada a Conferência Estadual de Cultura ocorrida em agosto de 2018 com distinção para as proposta tiradas nos eixos temáticos, destacando os 60% do orçamento para serem aplicados no interior do Estado, se possivel com editais regionais específicos.
– Formar equipe interinstitucional (SECEC/UFF/FPBL) para preparação do I Curso de Diagnostico Cultural da Região. Ação esta proposta em 4 (quatro) eixos da ultima Conferencia Estadual.
– Atuação mais presente do INEPAC na fiscalização e nos tombamento dos bens publicos nas nossas cidades historicas.
– Que tenhamos uma partilha orcamentaria definida do que vai ser alocado para a demanda natural da SECEC e o programa da Economia Criativa.
– Atuação mais direta da SECEC junto aos grandes empresarios da região sensibilizalizando-os para maior interesse cultural no uso da lei de incentivo do ICMS.
– Dar continuidade às equipes de instrumentalização e capacitação para elaboração de projetos culturais.
– Assegurar a alternância da presidencia da mesa diretora do Conselho Estadual de Cultura entre os conselheiros do governo e os da sociedade civil.