Pular para o conteúdo
Search

Exposição sobre Heróis Quilombolas estreia na Festa Literária de Maricá

Mostra retrata heróis negros esquecidos pela história em esculturas de tamanho natural e aborda o impacto da escravidão no Brasil

A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) exibe pela primeira vez no Rio de Janeiro a exposição “Heróis Quilombolas, Objetos de Suplício, Rugendas e Debret”, que resgata a memória de figuras históricas que lutaram contra a escravidão. A mostra ocorre na orla do Parque Nanci, entre os dias 1º e 10 de novembro, como parte da programação do evento.

Composta por 50 esculturas em fibra de vidro, a exposição inclui 13 representações de heróis quilombolas em tamanho natural, criadas pelo artista plástico Jonas Conceição e pertencentes ao acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental, do Espírito Santo. Inspiradas nas gravuras de Rugendas e Debret, as esculturas contam uma “história esquecida” da resistência negra, enquanto os objetos de suplício revelam os métodos cruéis usados para intimidar escravizados que se rebelavam.

Retrato de uma resistência silenciosa

Maciel de Aguiar, proprietário do acervo, destaca a importância cultural e histórica das contribuições africanas ao Brasil. “A exposição é uma viagem ao século XIX, permitindo que o público conheça fatos que raramente são abordados nos livros de história. Cada peça traz um relato sobre o legado cultural africano no Brasil, que a historiografia oficial frequentemente omite”, ressalta Adriano Queiroz, curador da exposição.

Heróis negros e o legado da resistência

Entre as representações da mostra, destacam-se figuras como Zacimba Gaba, Benedito Meia-Légua e Constância de Angola, que simbolizam a luta contra a escravidão. A mostra também traz a figura do temido capitão-do-mato Zé Diabo, responsável pela captura de quilombolas e destruição de quilombos na região.

Flim 2024: diversidade e cultura em Maricá

Além da exposição, a Flim 2024 oferece uma ampla programação, incluindo palestras, debates, e atividades para todas as idades. Com um espaço de 10 mil metros quadrados, o evento também conta com a arena de debates “Papo Flim”, a área infantil “Flimzinha”, e a Tenda Literária com 100 editoras e mais de 12 mil títulos. A Flim ocorre até o dia 10 de novembro, das 9h às 20h, no Parque Nanci, Maricá.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Light corta energia de 15 unidades da UFRJ por dívida de R$ 31,8 milhões

Gladiador 2 chega ao Cine Bardot nesta semana

Chuva intensa atinge Armação dos Búzios nesta quarta-feira (13)

Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia divulga novo número para atendimento 24h

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!