Menu

Cidades

Exposição ‘Saudades de Portugal’ no Charitas em Cabo Frio

A Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charitas, recebe nesta quinta-feira (06), a exposição “Saudades de Portugal”, do artista Rocha Maia. Com pinturas no estilo “Arte Naif” (classificação que designa artistas autodidatas que inventam um jeito pessoal de expressar suas emoções), o pintor revela por meio das telas, a falta que sente da “terrinha”. As obras podem ser visitadas até o dia 02 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.

Carioca nascido em 1947, Rocha Maia cresceu na cidade de Teresópolis. Depois, em Brasília, viveu como funcionário público, professor de administração e consultor de empresas. Foi nessa época que ele começou a pintar e logo tornou-se artista consagrado, dividindo o tempo entre o Brasil e Portugal.  Entre as mostras culturais e a busca por um reconhecimento profissional no mercado, Rocha Maia preferiu se manter nas artes plásticas, criando e produzindo suas obras. “Vieram, então, as participações nos mais diversos certames artísticos do país e no exterior. Começando por Brasília, onde obtive expressivas premiações nos salões de arte, fui conquistando menções honrosas, terceiro, segundo e, finalmente, a consagração dos primeiros lugares. Em 2006, emplaquei o Prêmio destaque-aquisição na Bienal Naifs Brasil, em Priracicaba, com duas obras: “500 Anos Antes” e “500 Anos Depois”.” – fala Rocha Maia.

Além dos mais de 50 prêmios, Rocha Maia tornou-se membro de importantes associações de artistas e de academias no Brasil (Academia Brasileira de Belas Artes – Rio e Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos – Cabo Frio) e em Portugal (Sociedade Nacional de Belas Artes – Lisboa). Mas foi a premiação conquistada no “1º Salão de Artes Plásticas de São João da Madeira”, em Portugal, que aproximou o artista da terra dos seus avós. “Era um sonho de infância. Durante a viagem, pude conhecer o interior das casas portuguesas, o pão e vinho em cada mesa, a receptividade do povo. Voltei ao Brasil ansioso para, de alguma forma, retribuir um pouco do que recebi de Portugal” – conta o artista.

O resultado é possível ver na mostra “Saudades de Portugal”, na Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charitas, que fica localizado na avenida Assunção, no Centro de Cabo Frio.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos