A exposição tecnológica Olho d’água – Artes Líquidas e Águas Visuais abre a temporada 2023 no na estado do Rio de Janeiro, no mês em que é celebrado o Dia Mundial da Água (22 de março). Como parte das ações comemorativas em alusão à data, entre os dias 23 e 26 de março, os moradores do município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estão convidados para participar da mostra que ficará na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, no Centro da cidade.
Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o Olho d’água promete levar o visitante a viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual. Todas as ações acontecem num tech-truck, um caminhão composto com diversas ferramentas tecnológicas que conectam o público por meio da visão, do som e do movimento.
A programação conta com o atendimento será exclusivo para as escolas da rede pública municipal na quinta (23) e sexta-feira (24). Já no sábado (25) e no domingo (26), a mostra estará aberta à população das 14h às 18h. A partir das 18h30, o público poderá conferir a “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é feita pelo ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa.
A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Águas do Rio, concessionária de água e esgoto, do Instituto AEGEA, e apoio local da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação de Maricá.
O próximo destino da exposição será o distrito de Barra de São João, no município de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, entre os dias 30 de março e 2 de abril. Neste ano, o projeto cultural itinerante percorrerá 9 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A exposição ficará quatro dias em cada cidade. Nas quintas e sextas-feiras o projeto realizará, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral das 14h às 18h. Nestes dias, complementando o conteúdo da exposição, às 18h30 será realizada a exibição de curtas metragens ambientais, na “mostra de cinema ao ar livre”.
“A temporada deste ano reforça a consolidação do projeto que começou em 2021 e já percorreu os estados do Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo. O formato da iniciativa, que concilia acesso à arte, entretenimento e informação sobre a preservação do meio ambiente e recursos hídricos, valorizando espaços de troca com as crianças e moradores, foi fundamental para adesão do público, que são agentes transformadores para uma cidade mais sustentável”, afirma Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.