Search
Degradê com CSS

Exposição em Macaé celebra 35 anos de parceria da Petrobrás com o Projeto Tamar

 

Para celebrar os 35 anos de parceria com o Projeto Tamar, a Petrobras apresenta uma exposição gratuita, desta quarta-feria (1) até o próximo sábado (4), no Shopping Macaé. Através de painéis informativos, vídeos, atividades lúdicas e fotos da fauna marinha, a mostra “Tamar e Petrobras 35 anos juntos” contará a evolução das atividades do Tamar desde os anos 80, quando tudo começou, até os dias de hoje. A exposição é gratuita e o funcionamento é das 10h às 22h. A única exceção será dia 2 (quinta-feira), feriado nacional, quando a exposição abrirá ao meio-dia.

“A exibição busca apresentar a importância de atividades como pesquisa e educação em prol da conservação ambiental da biodiversidade marinha. Queremos sensibilizar o público quanto às ameaças e aos desafios para a conservação das tartarugas marinhas, e a proposta é aproximar os visitantes desse ambiente marinho, incentivando-os a embarcar com o Tamar na aventura de proteger as tartarugas”, explica o diretor Executivo de Assuntos Corporativos da Petrobras, Hugo Repsold.

Além do Tamar, os projetos Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Albatroz compõem a Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (Biomar), que celebra 10 anos em 2017. Todas essas iniciativas são patrocinadas pelo Programa Petrobras Socioambiental com o objetivo de apoiar a conservação da biodiversidade marinha no Brasil. Sua atuação abrange 12 espécies ameaçadas de extinção.

Um balanço das ações realizadas desde 2007 mostrou crescimento da sensibilização de pescadores, das comunidades litorâneas e da população em geral, além da ampliação do conhecimento científico para promover a proteção das espécies. Outro marco importante é que o Projeto Tamar está bem perto de alcançar, em 2017, a marca de 35 milhões de filhotes de tartarugas marinhas protegidos.

A exposição acontecerá no Shopping Macaé

Após Macaé, a mostra seguirá para Vitória (ES) e Santos (SP).

Sobre o Projeto Tamar- Criado em 1980, o Projeto Tamar atua em 26 municípios de nove estados. Guy Marcovaldi, coordenador do projeto, é enfático ao dizer que há muito o que comemorar com o resultado da parceria com a Petrobras.  “Os 35 anos de parceria entre a Petrobras, a Fundação Pró-Tamar e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) têm papel fundamental para o alcance consistente dos resultados do projeto”, destaca o coordenador, lembrando que, hoje, das cinco espécies de tartarugas, antes ameaçadas de extinção, há, agora, a tendência de recuperação de quatro delas.

Atuação do Tamar na Bacia de Campos

A área de desova mais ao sul no litoral brasileiro se encontra no litoral norte do Rio de Janeiro, na região da Bacia de Campos, e vem sendo monitorada pelo Tamar desde 1992. Atualmente, durante a temporada de desova, de setembro a março,  são monitorados cerca de 31 quilômetros de praias na Bacia de Campos, na base localizada no Farol de São Tomé, no município de Campos dos Goytacazes. A região norte fluminense é uma importante área de desova da tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), já que é área mais austral de desova desta espécie no Oceano Atlântico. As atividades abrangem as sub-bases de Farol (FL), Atafona (AT) e São Francisco (SF), localizadas respectivamente nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. São protegidas por ano cerca de 700 desovas por temporada, sendo provavelmente a região com maior número de nascimento de machos no Brasil. Também são desenvolvidas ações de sensibilização ambiental que envolvem pescadores e outros moradores locais, como limpeza de praias e palestras.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!