Menu

Cidades

Exposição “Artes da Aldeia” é aberta em São Pedro da Aldeia

Mostra de artesanato gratuita ficará em cartaz na Casa da Cultura até o dia 3 de maio
Abertura Exposição Artes da Aldeia (Foto Raíra Morena SEMUC PMSPA)
Abertura Exposição Artes da Aldeia (Foto Raíra Morena SEMUC PMSPA)

Está aberta, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a exposição de artesanato “Artes da Aldeia”, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com os artesãos e artesãs de São Pedro da Aldeia. A mostra conta com mais de 700 peças artesanais à venda, entre artigos de decoração, utilitários, roupas, bijuterias, acessórios e souvenirs, além de produtos gastronômicos. A mostra ficará em cartaz até o dia 3 de maio, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para a exposição, foram convidados os artesãos inscritos no Cadastro Municipal de Cultura, que reúne representantes de todos os segmentos culturais da cidade. Os visitantes poderão adquirir peças produzidas a partir de técnicas variadas, como crochê, bordado, mosaico, decoupage, biscuit e reciclagem. Entre os itens do vestuário, há opções de saídas de praia e conjuntos, além de uma variedade de acessórios, chaveiros, bolsas, nécessaires, bonecas de pano, jogos de mesa, toalhas, panos de prato, quadros, espelhos, porta-trecos, pesos de porta e tapetes.

Este ano, a exposição conta com artigos inéditos, como quadros entalhados em madeira e uma diversidade de peças de decoração confeccionadas em macramê. Outro destaque desta edição são as chamadas biojoias, produzidas artesanalmente a partir do reaproveitamento de escamas de peixe e sementes de açaí. “Há três anos me mudei para São Pedro da Aldeia, para a Pitória, onde me encontrei na pesca. Desde então tenho feito as biojoias, utilizando as escamas da tainha e da perumbeba da nossa Lagoa, que seriam descartados, para criar colares, pulseiras e brincos. É a primeira vez que participo dessa exposição e estar aqui é muito importante porque traz reconhecimento para o nosso trabalho. Agradeço muito à toda a equipe por abrirem esse espaço para a nossa arte”, destacou a artesã Juliana Cordeiro, especializada na técnica.

Do bairro São João, Rosana Mattos é artesã há mais de cinco anos e desde 2022 participa das feiras culturais itinerantes promovidas pela SEMUC. “Eu fico muito feliz em ver o quanto essa gestão nos abraçou. No nosso município nós nunca tivemos tanto incentivo ao artesanato. Eu já estou nessa parceria boa com a Cultura há três anos, participando das feiras culturais itinerantes e também do curso do Artesanato Fluminense, que a Secretaria trouxe para a gente. Essas atividades deram um up para o nosso trabalho, tem sido maravilhoso. É um grande incentivo para que nós possamos nos aprimorar em novas técnicas e materiais. Como artesã, só tenho que agradecer ao prefeito Fábio, ao secretário Thiago e toda sua equipe pelo apoio”, destacou.

A Casa da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Evento do Informa destaca construção da reputação com apoio de pesquisas e escuta popular

Alexandre Martins reúne vereadores e representantes sindicais para avançar na aprovação do PCCR

APAE Búzios sob intervenção da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do RJ

Dia das comunidades tradicionais de Búzios é celebrado com evento na Praça Santos Dumont