O terceiro dia da ExpoRio Turismo foi marcado pelos debates realizados na plenária Francisco Dornelles. Ao todo, seis painéis foram apresentados, com destaque para “Atrativos do Rio” e “Grandes eventos: impactos econômicos no Turismo”. Os temas se conectam em muitos pontos, convergindo à importância da Parceria Público-Privada (PPP), como explica o secretário de Estado de Turismo Gustavo Tutuca.
Desenvolver o turismo no Rio de Janeiro é uma missão do governo do Estado, mas também das prefeituras e da iniciativa privada. Por isso acredito muito nesse modelo. Quando o empresário investe num município, ele movimenta todos os setores da economia. Ele obriga o setor de serviço a melhorar, a prefeitura e o estado a investirem no local. Todo mundo ganha, principalmente a população – disse Tutuca.
A palestra “Atrativos do Rio” reuniu Marcelo Fernandes, CEO da Mude Brasil e responsável pelo projeto Museu Flamengo; Sávio Neves, Presidente do Trem do Corcovado; Márcio Goulart, Sócio-Proprietário do Parque Terra dos Dinos; Renata Marques, Supervisora Comercial do Grupo Cataratas Rio; e Igor Marques, secretário de Estado de Comunicação Social.
Um evento como esse é um motivo de muito orgulho para todos nós, não só para quem está na gestão estadual do governo do Rio de Janeiro, mas para a sociedade civil como um todo, sobretudo para os representantes do Turismo. Este projeto simboliza um grande resgate para o Rio de Janeiro. O estado volta agora a se mostrar preparado para ser de novo a capital dos grandes eventos. Estamos prontos para as ações para atrair ainda mais turistas, dando oportunidade de todo mundo conhecer as belezas naturais, que temos somente aqui – explicou o secretário de Comunicação, Igor Marques, foi o mediador do debate.
Já o painel “Grandes eventos: impactos econômicos no Turismo” teve a participação de Paulo César Ferreira, Sócio-Diretor da SRCOM; Leonardo Andrade, Coordenador de Negócios e Projetos da SRCOM; Luis Justo, CEO do Rock in Rio; Gabriel David, diretor LIESA; Heber Moura, Diretor de Comunicação da Fecomércio-RJ; e Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio.
Entre os destaques, a edição do Rock in Rio 2022, que contou com público de 700 mil pessoas e impacto econômico de mais de R$ 2 bilhões, além de recordes de ocupação hoteleira na capital com mais de 94%. Já a SRCOM, que realizou recentemente o evento Show do Século, com Alok, na praia de Copacabana, apresentou números significativos do evento. Foram mais de 350 mil pessoas no local do evento; 7 milhões assistindo via streaming; impacto de R$ 150 milhões; com 85% de ocupação hoteleira em agosto, num mês que, historicamente, costuma ter uma procura menor.
A ExpoRio Turismo traz os holofotes para o turismo do nosso estado com destaque para os nossos atrativos, o artesanato, os produtos regionais e as singularidades culturais, sobretudo, do que temos no interior do Rio de Janeiro. Hoje, nestas palestras podemos falar com grandes especialistas um pouquinho da importância de grandes eventos, que tanto movimentam a economia do nosso setor e impulsionam as nossas ações de turismo – conclui Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio.