O dia do Casamento é um dos momentos mais importantes da vida, para a maioria das pessoas, um compromisso eterno. Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, casar é o sonho de muita gente. Mas nem tudo é festa, glamour e celebração. Além dos trâmites legais e burocráticos, muitos casais não conseguem dizer o tão sonhado “sim” por não terem condições financeiras.
Pensando em solucionar o problema de pelo menos, alguns casais sortudos, a Expo Festejar organizou casamentos sociais. A feira de casamentos que está em sua 10° edição e que será realizada em Búzios no mês de novembro (dias 14 e 15) a Expo vai reunir produtos e serviços do segmento com até 70% de desconto, além dos casamentos sociais.
As inscrições para o casamento social terminaram no dia 5 de outubro. Os interessados enviaram suas histórias através de um e-mail, e escolhidos através de um juri composto por influencers e profissionais do ramo em Búzios, Luma Sabóia (jornalista e blogueira)e Mariana Kolomitzeff (fotógrafa Ilustradora professora de Arte e Cultura), além da organizadora da Expo, Monica Figueira. O pré-requisito foi o casal ser morador da Região dos Lagos.
Ao todo foram dois casais escolhidos que terão a oportunidade de casar no evento, em um dos polos mais procurados para casamentos: Búzios. Os vencedores foram anunciados no dia 12 de outubro nas redes sociais.
Os escolhidos foram: Mariana Soares da Silva, 27 anos, e Railan Salles de Almeida, 26 anos, de Cabo Frio e Carlos Rubens Pereira e Silva, 61 anos, e Carla de Oliveira March, 40 anos, de Araruama.
Existem muitas empresas de eventos já estabelecidas na cidade, além de muitas outras que também têm se interessado por esse novo segmento de mercado, que se mostra cada vez mais profissional. Búzios se transformou, a cada nova cerimônia, num perfeito cenário para os noivos, que estão escolhendo a cidade para realizar a cerimônia de seus casamentos diante das belas praias da região.
Para os que estão pensando em casar
Existem outras formas de casar de gratuitamente, como: casamento comunitário religioso e casamento comunitário civil. A Expo Festejar vai selecionar dois casais para participarem das celebrações.
Casamento comunitário religioso
No casamento coletivo religioso há uma cerimônia feita conforme a fé que você professa, seja catolicismo, protestantismo, dentre outros. É possível encontrar casamento civil religioso oferecido por paróquias, ONG’s, associações de moradores do bairro, dentre outros.
Você pagará uma pequena taxa, que vai depender da sua localidade e da cerimônia. Há locais, ainda, em que o casamento religioso é gratuito integralmente. E não tenha preconceitos. Atualmente é bem comum que as pessoas optem por fazer casamento coletivo para economizar, mas sem deixar o sonho do casório com convidados de lado. Tudo funciona como se fosse um casamento “comum”.
Casamento comunitário civil
O casamento coletivo civil é oferecido por diversas associações, municípios e programas governamentais. Em regra, há a abertura de prazo de inscrição para o casamento coletivo e não é preciso pagar nada. O casamento é feito com um juiz de verdade, muitas vezes com o apoio dos Tribunais de Justiça dos Estados.
Aliás, uma das finalidades do casamento coletivo é a regularização das uniões estáveis. Embora a união estável proporcione diversos direitos, o casamento legalizado tem suas vantagens. No entanto, os custos para casar da forma tradicional podem ser bem caros, pois há taxas de cartório, de registro civil, dentre outros.
A Expo Festejar Búzios já conta com diversos expositores que apresentarão seus serviços no evento. Grandes marcas de diversos seguimentos para casamento:
Novo Tempo Photo Studio
Uh lah lah – Chá de Lingerie
Browndelicia da Ju
Diga Xis Eventos
Fototag
Delicarie Ateliê
Cristinas Hair Spa
Toque Real
Realizando Sonhos
A arte de casar – cerimônias personalizadas
Cristiane Bueno – Assessoria, consultoria e cerimonial
J&B Atelier
Moura Jóias
T&M Drinks
Aio Foto e Vídeo
Orlando Look My Hair
Lívia Festa – Decoração
Paloma Bijou
Estações Gourmet