A Prefeitura de Macaé divulgou, na manhã desta segunda-feira (13), o resultado dos exames do petroleiro que estava com suspeita de varíola do macaco. O laudo dos exames realizados pelo laboratório molecular de virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atestou como negativo para a infecção da doença.
O homem, de 43 anos, está internado em isolamento em hospital particular da cidade desde a última quarta-feira (8). O quadro de saúde dele é estável. Ainda nesta segunda passará por avaliação clínica com previsão de alta ainda hoje.
Com o laudo negativo do laboratório da UFRJ, a Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado dos exames do Lacen, laboratório da Secretaria Estadual de Saúde, que investiga agora o caso como suspeita de varicela (catapora).
O petroleiro foi internado após desembarcar de plataforma de petróleo com sintomas suspeitos de varíola. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, que acompanhou o caso, ele teve contato com pessoas de outros países enquanto esteve embarcado. O município havia confirmado a suspeita na manhã de sábado (11).
No Brasil há três casos confirmados da doença: dois em São Paulo e um em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O terceiro caso foi confirmado neste domingo (12) pelo Ministério da Saúde.