Mia Khalifa, de 29 anos, teve uma carreira que não foi premeditada. A história dela inicia como de qualquer outra jovem, a busca pelo primeiro emprego. Mia, que nasceu no Líbano, mas mora nos Estados Unidos desde criança, iniciou a carreira na indústria pornô com 21 anos, após um homem na rua convida-la para ser modelo. Afirma que sem suspeitar de nada assinou os contratos. Por fim, já envolvida e sem meio para sair da situação, foram no total seis vídeos protagonizados e ela recebeu um valor de 12 mil dólares, que gerou milhões para as produtoras de filmes adultos. Ela acreditou que tudo isso seria um grande segredo para ela, até um vídeo, no qual, ela usa um Hijab (véu tradicional das mulheres mulçumanas), viralizar, e ser ameaçada de morte pelos apoiadores do Estado Islâmico.
De tempos em tempos a imagem dela é utilizada para piadas nas redes sociais. Além das empresas que não a consideram para patrocínios, presentes ou publicidades pela imagem dela ainda ser vinculada ao passado. Em 2021, a cantora e atriz, Selena Gomez, enviou produtos de maquiagem da própria marca, Rare Beauty, para Mia. “Estou tão feliz e surpresa… Não sei o que dizer, ela é tão bonita e ela me acha bonita”, disse Mia emocionada.
Mia, desde que decretou o fim da carreira vem denunciando os abusos da indústria, classificando como “tóxica”, mas é criticada nas plataformas pelas denúncias. Ela conta que a luta dela para se livrar da indústria ainda continua e que carrega traumas até hoje. “Acho que principalmente quando saio na rua, porque sinto como se as pessoas pudessem ver através da minha roupa e me sinto profundamente envergonhada. Tenho a sensação de que perdi direito a toda a minha privacidade. E perdi, porque estou a um clique de distância no Google”.
O mercado de filmes adultos é conhecido pela exploração de mulheres. Segundo uma pesquisa publicada pela Hypeness, cerca de 90% das atrizes já foram abusadas sexualmente. As taxas de stress pós-traumático depois da carreira são equivalentes à de veteranos de guerra. Além disso, a expectativa de vida média de uma atriz pornô é de 36 anos.