A solidariedade tem sido a marca deste momento de pandemia planetária do coronavírus. Em Macaé, 30 ex-alunas do curso de Corte e Costura do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) se uniram e estão confeccionando máscaras para distribuição gratuita a quem precisa. Esta semana elas doaram 2.500 máscaras feitas de tecido à Secretaria Municipal de Saúde, que fará a distribuição à população.
A iniciativa foi da secretária adjunta de Qualificação Profissional e do Ensino Médio, Leandra Lopes, sensibilizada por este momento. A ideia logo recebeu apoio da monitora do curso, Paula Quintal. Segundo a monitora, devido ao momento de isolamento social, as voluntárias confeccionam as máscaras em suas casas seguindo o protocolo de higienização e manejo recomendado pelo Ministério da Saúde, desde o uso de luvas e máscaras até a limpeza das mãos e da máquina com álcool em gel.
Paula Quintal contou que o convite às voluntárias foi feito nas redes sociais e elas aceitaram imediatamente colaborar com a ação, que contribui para evitar a proliferação do coronavírus. “Eu corto as máscaras na minha casa, porque tenho máquina de corte, e elas costuram na casa delas. Levamos duas semanas para confeccionar as 2.500 máscaras. Parece pouca produção, mas estamos falando de alunas que têm máquinas caseiras”, observou a monitora. Cada aluna produziu, em média, 83 máscaras.
Confecção pode ser em casa
Quem quiser também pode confeccionar a própria máscara em casa. Segundo as autoridades de saúde, as máscaras são equipamentos de proteção individual, chamados de EPIs, e não significam 100% de proteção, mas são importantes barreiras físicas contra a propagação do vírus. Elas devem ser usadas tomando as demais precauções recomendadas.
O uso da máscara de tecido foi autorizado pelo Ministério da Saúde no início deste mês e a recomendação é que seja individual, não sendo compartilhada com outra pessoa, nem mesmo com o filho, mãe, pai ou irmãos. Ela deve ser lavada com água e sabão após o uso e deixada de molho por 30 minutos. A máscara deve cobrir totalmente a boca e nariz e é importante que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. A orientação é para o uso sempre que a pessoa precisar sair de casa. Também é recomendável que haja uma máscara reserva e uma sacola para guardar a que já foi utilizada.
Ministério da Saúde enumera cuidados no uso das máscaras
1 – Coloque a máscara cuidadosamente para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre a face e a máscara.
2 – Enquanto estiver em uso, evite tocar na máscara.
3 – Remova a máscara usando a técnica apropriada (ou seja, não toque na frente e remova sempre por trás).
4 – Após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada, deve-se realizar a higiene das mãos.
5 – Substitua as máscaras usadas por uma nova máscara limpa e seca assim que esta tornar-se úmida.
6 – Não reutilize máscaras descartáveis. As de tecidos podem ser reutilizadas após cada lavagem com água e sabão.