Pular para o conteúdo
Search

Evento “IFF na Feira” vai debater cultura e comida afro-brasileira neste sábado (30)

A Feira Livre Periurbana de Búzios contará com roda conversas, palestras, degustação, apresentação de capoeira, discotecagem e cozinha ao vivo
Os Professores e alunos dos Cursos de Tecnologia em Gastronomia e Técnico em Cozinha do Instituto Federal Fluminense (IFF) vão marcar presença na Feira Periurbana de Búzios, neste sábado (30). O evento “IFF na Feira” acontece das 9h às 13h e terá como tema os sabores e saberes da culinária e cultura afro-brasileira.


O projeto de extensão está na sua terceira edição e tem como objetivo fomentar o pensamento crítico nas questões relacionadas a cadeia produtiva local e o papel da sociedade nesse processo.


Segundo o professor e organizador do IFF na Feira, Wellington Santos, o evento aborda a gastronomia como viés acadêmico, tornando-a acessível ao público, alunos, feirantes e frequentadores da feira, além de apresentar as pesquisas desenvolvidas no campus Cabo Frio. “Aproveitando as celebrações da Consciência Negra, o tema busca entender a culinária como ferramenta de preservação e reconhecimento da cultura e comida afro-brasileira”, explica Wellington.


Para quem gosta de desfrutar o prazer de uma boa comida, o evento também terá degustação e cozinha ao vivo a partir das 10h30. O público vai poder provar de graça pratos como: bolo de arroz, bolo de feijão e arroz, pães naturais, cozinha de taioba com fibra de jaca, bolinho de feijoada, geleias de sabores variados como: pitanga, cachaça e sapoti.


Além desses diversos pratos o evento terá cozinha ao vivo, onde os professores e alunos vão fazer moqueca de carne com arroz de coco, feijoada vegana com farofa de açafrão e taioba, tudo feito na hora.


A programação começa às 9h, a abertura do evento começa com Professor de Gastronomia do IFF, Gustavo Guterman. Às 9h10 inicia a palestra “História da Fome no a da Brasil” a Face Oculta da Alimentação” com Vinicius Santos (IFF). Abordando o tema escolhido para essa edição, às 9h30 terá a palestra “Comida Afro-Brasileira: Antropologia Culturais e de Consumo, Relações entre atores e lugares de fala” ministrada por Rodrigo Cotrim (UFRJ). A última palestra inicia às 10h, com Lourence Cristina Alves, da Universidade Estácio de Sá, “Onje: saberes e práticas da cozinha de santo”.


A Abada Capoeira de Búzios se apresenta às 10h30 e a partir das 11h rola discotecagem com sessão malungo – Fabio emecê.


Evento é semestral e busca estreitar as relações entre a sociedade e a instituição, transformando alunos, professores, feirantes e demais frequentadores em agentes multiplicadores das questões discutidas e, assim, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!