A Feira Livre Periurbana de Búzios contará com roda conversas, palestras, degustação, apresentação de capoeira, discotecagem e cozinha ao vivo
Os Professores e alunos dos Cursos de Tecnologia em Gastronomia e Técnico em Cozinha do Instituto Federal Fluminense (IFF) vão marcar presença na Feira Periurbana de Búzios, neste sábado (30). O evento “IFF na Feira” acontece das 9h às 13h e terá como tema os sabores e saberes da culinária e cultura afro-brasileira.
O projeto de extensão está na sua terceira edição e tem como objetivo fomentar o pensamento crítico nas questões relacionadas a cadeia produtiva local e o papel da sociedade nesse processo.
Segundo o professor e organizador do IFF na Feira, Wellington Santos, o evento aborda a gastronomia como viés acadêmico, tornando-a acessível ao público, alunos, feirantes e frequentadores da feira, além de apresentar as pesquisas desenvolvidas no campus Cabo Frio. “Aproveitando as celebrações da Consciência Negra, o tema busca entender a culinária como ferramenta de preservação e reconhecimento da cultura e comida afro-brasileira”, explica Wellington.
Para quem gosta de desfrutar o prazer de uma boa comida, o evento também terá degustação e cozinha ao vivo a partir das 10h30. O público vai poder provar de graça pratos como: bolo de arroz, bolo de feijão e arroz, pães naturais, cozinha de taioba com fibra de jaca, bolinho de feijoada, geleias de sabores variados como: pitanga, cachaça e sapoti.
Além desses diversos pratos o evento terá cozinha ao vivo, onde os professores e alunos vão fazer moqueca de carne com arroz de coco, feijoada vegana com farofa de açafrão e taioba, tudo feito na hora.
A programação começa às 9h, a abertura do evento começa com Professor de Gastronomia do IFF, Gustavo Guterman. Às 9h10 inicia a palestra “História da Fome no a da Brasil” a Face Oculta da Alimentação” com Vinicius Santos (IFF). Abordando o tema escolhido para essa edição, às 9h30 terá a palestra “Comida Afro-Brasileira: Antropologia Culturais e de Consumo, Relações entre atores e lugares de fala” ministrada por Rodrigo Cotrim (UFRJ). A última palestra inicia às 10h, com Lourence Cristina Alves, da Universidade Estácio de Sá, “Onje: saberes e práticas da cozinha de santo”.
A Abada Capoeira de Búzios se apresenta às 10h30 e a partir das 11h rola discotecagem com sessão malungo – Fabio emecê.
Evento é semestral e busca estreitar as relações entre a sociedade e a instituição, transformando alunos, professores, feirantes e demais frequentadores em agentes multiplicadores das questões discutidas e, assim, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária.