Search

Eva Gomes: A arte e a fé brasileira representadas no Vaticano

Obra da mestre artesã é destaque na Exposição “100 Presépios no Vaticano”, com mensagem de fé e sustentabilidade e marca a primeira vez que uma obra brasileira participa da mostra internacional
presépio Eva Gomes Vaticano

A mestre artesã Eva Gomes, conhecida como Tia Eva, celebra um marco em sua trajetória ao ter seu presépio “Esperança de Vida: Cuidado com a Criação” selecionado para representar o Brasil na prestigiada Exposição “100 Presépios no Vaticano”. O evento, realizado entre 8 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025, marca a primeira vez que uma obra brasileira integra a mostra internacional. O Papa Francisco já foi presenteado pela Arquiodicese do Rio com uma peça de Eva Gomes, um São Francisco de Assis, em 2015.

A Jornada de Eva Gomes

Desde os anos 1970, Eva Gomes dedica-se ao artesanato, transformando fibras naturais como taboa, palha de milho e fibra de coco em obras de arte. Com forte influência cultural e espiritual, suas esculturas destacam-se pela delicadeza e conexão com a brasilidade. Nascida em Cachoeiras de Macacu, na região serrana fluminense, Eva aprendeu a arte com seus pais, também artesãos, e, posteriormente, há cerca de 30 anos, passou a residir na Região dos Lagos do Rio, onde aprimorou e ampliou seu trabalho. Hoje a mestre artesã é referência em temas sacros no Brasil.

“Esse presépio é um abraço na natureza e na fé. Lá no Vaticano, as pessoas vão ver um pedacinho da nossa cultura e da nossa terra”, reflete Eva, emocionada ao levar sua arte ao maior palco do catolicismo mundial.

Sustentabilidade e Espiritualidade

Inspirado na Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, o presépio “Esperança de Vida: Cuidado com a Criação” combina arte e reflexão ambiental. Personagens esculpidos com materiais recicláveis e cenografia de Fabiana Barrocas reforçam o compromisso com a sustentabilidade. A direção de arte é assinada por Luiza Bomeny, consolidando o projeto como uma mensagem de fé, esperança e cuidado com o planeta.

Impacto Cultural e Social

Além do reconhecimento internacional, o projeto impulsionou a economia local, gerando emprego e renda para artesãos da Região dos Lagos. “É emocionante ver nosso artesanato ganhando o mundo e inspirando outras pessoas. Isso mostra a força e a beleza da nossa cultura”, destaca Eva Gomes.

Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, enfatiza: “Este presépio é um símbolo da brasilidade e do compromisso com a ecologia integral, conectando nossa espiritualidade ao cuidado com a Casa Comum”, comentou entusiasmado.

Serviço

  • Presépio: “Esperança de Vida: Cuidado com a Criação”
  • Artesã Principal: Eva Gomes (Tia Eva)
  • Local da Exposição: Colunata da Praça de São Pedro, Vaticano
  • Datas: 8 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Falta de plano da Enel para verão preocupa Petrópolis diante de histórico de apagões

Búzios recebe Programa Empoderadas com suporte jurídico e psicológico para mMulheres

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

João Fonseca recebe convite para a chave principal do Rio Open 2025

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima