Pular para o conteúdo
Search

Etapas do QS voltam ao Brasil e Theo Fresia vai competir em “casa”

A alegria do Theo após quebrar a vala. Imagens: O Pico Certo

Eventos acontecem em Florianópolis e em Saquarema

Depois de um longo período, o Brasil volta a receber etapas válidas pelo circuito mundial de surfe. Dessa vez, os eventos serão pelo Qualifying Series (QS), em Florianópolis, Santa Catarina e em Saquarema, no Rio de Janeiro.

O Layback Floripa Pro, apresentado pela Billabong, acontece na Praia Mole, com etapas do QS 3000 masculino e QS 1000 feminino, entre os dias 10 e 14 de novembro. Já o Surf Festival, em Itaúna, conta com eventos do QS 3000, Pro Junior e Longboard, tanto feminino, quanto masculino, entre os dias 15 e 21 de novembro.

O grande nome da Região dos Lagos, Theo Fresia, local de Búzios, irá correr os eventos e se firmar cada vez mais no ranking da WSL em busca da classificação. Theo vem de boas aparições em etapas no primeiro semestre, no Equador. Essa temporada está sendo proveitosa para o surfista voltar ao hype de competições, após um tempo sem disputas.

“Competir em um evento aqui na região é incrível. Saquarema é uma onda que, ultimamente, eu tenho ido mais vezes. Desde a época de amador, eu vou direto para lá. Mas, ultimamente, tenho ido mais vezes. É uma onda muito difícil de ser surfada. Ela é ao mesmo tempo boa, com nível internacional, mas é uma onda muito difícil. Então, estou tentando ter mais tempo na água, mais carga horária por lá, para chegar no QS bem”, conta o surfista.

“E o QS de Florianópolis será incrível também. Nunca surfei na Praia Mole. Estou vendo vários vídeos e mal posso esperar para ter a oportunidade de poder competir esses dois eventos no Brasil”, diz Fresia.

Theo possui vasta experiência no mundo do surf competição, acumulando mais de 100 finais ao longo da carreira e mais de 40 troféus e medalhas.

Experiência no QS e inovação no surfe

Theo conhece o QS muito bem, ficando entre os 150 do mundo em apenas duas temporadas disputando a competição. Nesse período, em 2018, Fresia fez uma final na etapa da África do Sul, no QS 1500, e – em 2019 – uma quartas-de-final no QS 3000, na Virginia, nos EUA, ficou com o 25° lugar em um grande evento de Portugal, alcançando o top 150 no primeiro semestre daquele ano.

Além de excelente competidor, Theo inovou o jeito de ensinar a surfar ao criar o “Aprenda a surfar online”. Com a pandemia, o surfista teve mais tempo para aprimorar a ideia e colocá-la em prática. O curso ensina toda a teoria antes da pessoa pegar a sua primeira onda, com vídeo-aulas que mostram o passo a passo antes de entrar na água.

O atleta conta com a sua própria escola de surf, conseguindo um bom número de aulas. Mas até chegar nesse patamar, foi muita luta. Theo pensava em dar aulas particulares para juntar dinheiro e voltar a competir. Mas com a chegada da pandemia, o surfista teve que parar os seus treinos para ajudar em casa e começou até a fazer alguns trabalhos como motoboy. E a partir daí teve que adiantar as aulas presenciais, que tomaram uma proporção muito grande por conta do grande trabalho como instrutor.

Com isso, Theo resolveu criar a empresa “Fresia Surf Class”, que conta com cinco instrutores, mais de 400 aulas mensais oferecidas e aplicativo próprio, onde os novos estudantes podem marcar as suas aulas com maior segurança e conforto.

O competidor vai conseguir viajar e disputar mais um QS graças a dois patrocinadores: Belbras USA e o Bar Todo Meu. Além dos dois principais, Fresia conta com mais apoiadores: Murilo Meira Surfboards, Superglass, Brazinco, Geribá Surf Shop, Maria Parafina e Fresia Surf Class.

Patrocinadores

Theo fechou com um novo patrocinador, a BelBras USA Corporation. A empresa é fornecedora mundial de produtos farmacêuticos e equipamentos médicos desde 2008. O negócio apresenta produtos originais e de alta qualidade licenciados pelos maiores órgãos sanitários do planeta.

O Barthodomeu, que fica em Ipanema, no Rio de Janeiro, aposta as fichas há três anos no brilhantismo, técnica e força do Theo para conseguir chegar a elite do surf mundial.

Sobre Theo Fresia

Theo começou a surfar com 8 anos de idade, na Praia de Geribá, em Búzios. Tudo aconteceu graças ao seu irmão, Yuri, que resolveu aprender a surfar em uma escolinha pública. Theo, que é o caçula, foi junto. Filho mais novo, ele sempre foi muito competitivo na disputa com os irmãos. E isso o ajudou a entrar nas competições de surf, aos 10 anos, começando no circuito municipal da cidade.

Depois que competiu pela primeira vez, o surfista começou a pesquisar os calendários dos campeonatos, foi ali que viu que era um “vício”. Sua família sempre apoiou, o que dá o maior gás para continuar a sua jornada no surf competição.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.