Search
Degradê com CSS

Estudantes solicitam adiamento do Enem e Justiça nega pedido

Provas do Enem em versão impressa. Imagem ilustrativa: Reprodução | Internet
Provas do Enem em versão impressa. Imagem ilustrativa: Reprodução | Internet

Justiça nega pedido de adiamento da prova do Enem, impulsionado por estudantes de todo o país, por meio de uma petição on-line

Mais de 260 mil estudantes de todo o país já assinaram a petição on-line para o adiamento da prova do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Com o primeiro dia de prova marcado para este domingo (17), o exame tem o objetivo de garantir oportunidades de vagas no ensino superior em universidades públicas.

Nesta segunda-feira (12), a Justiça Federal em São Paulo negou o pedido de adiamento das provas mantendo as datas de realização nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa). De acordo com a decisão, caso uma cidade tenha elevado risco de contágio do Covid-19, que justifique medidas severas de restrição e distanciamento social, caberá aos governos municipais impedirem a realização da prova. Em casos como estes, o Inep, órgão responsável pela prova, terá que reaplicar o exame.

A petição para o adiamento foi criada pela estudante Elisa Teixeira, de Minas Gerais. Entre os principais motivos, a iniciativa destaca a dificuldade dos alunos, principalmente do ensino público, para se preparar para o exame, considerando que o ano letivo escolar foi prejudicado pela pandemia do novo coronavírus, e muitos estudantes não tiveram acesso ao ensino à distância.

Apesar da negativa, a petição continua a receber adeptos.

A decisão de negar o adiamento é da juíza Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de SP. A Defensoria Pública da União já recorreu da determinação.

A edição do Enem de janeiro corresponde ao exame que seria realizado no ano de 2020 e que foi adiado devido à pandemia. Segundo dados do Inep, são cerca de 5,78 milhões de candidatos.

A prova será aplicada na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro e, na versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os candidatos deverão seguir regras de prevenção para evitar contágio pelo novo coronavírus, como o uso de máscaras de proteção facial durante toda a realização do exame.

As medidas estabelecidas devem ser adotadas tanto na aplicação do Enem impresso quanto do Enem digital e estão descritas no Edital. O descumprimento poderá levar à eliminação dos candidatos.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!