Na última segunda-feira (01), alunos da UFF de Rio das Ostras ocuparam a reitoria da UFF de Niterói para exigir a construção de um refeitório universitário no polo do interior do Rio de Janeiro. No mesmo dia que ocuparam, houve uma reunião com representante da reitoria, a procuradoria da UFF, representantes do Programa da Assistência Estudantil (Proaes).
“A ocupação aconteceu porque nós, de Rio das Ostras, conseguimos ano passado uma ementa parlamentar de um milhão de reais destinado para a construção do restaurante universitário, mas a reitoria tem atrapalhado o processo e não conseguimos empenhar essa verba ainda. Agora temos até o dia 30 de novembro para empenhar se não a gente perde esse dinheiro”, falou o Marlon, um dos estudantes.
Na segunda (01) Polícia Federal apareceu mas não pode fazer nada porque não tinham nenhum mandado. Os estudantes tinham acordado em plenária em não resistir. Porque, segundo eles, não via vantagem no enfrentamento. Na terça-feira (02), no final da tarde, a PF chegou e os manifestantes desocuparam.
Na quarta-feira (03), houve um ato em frente a reitoria, pelas ruas de Niterói e participaram da paralisação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff). Unidos, reivindicaram as pautas tantos dos estudantes como dos técnicos. Os alunos estão ficando no Diretório Centros dos Estudantes (DCE).
Ao mesmo tempo onde ocorrem atos em Niterói, estudantes ocuparam o polo de Rio das Ostras. A ocupação vai continuar até que o manifestantes que estão na cidade da Região Metropolitana retornem para o interior do estado. “Convidamos toda a comunidade estudantil, discentes docentes e técnicos, para somar na nossa luta. Essa é uma ocupação de apoio aos nossos colegas que estão em Niterói! Será divulgado todas as atividades e propostas e também os informes pra todos ficarem por dentro, mas é de extrema importância dar uma fortalecida presencialmente!”, disseram em nota divulgada nas redes sociais.
Junto com a nota, saiu a programação e atividades da ocupação em Rio das Ostras.
PROGRAMAÇÃO:
* 9h café da manhã*
* 10h roda de conversa
*14h banho de mangueira
* 15h oficina de percussão
*17h oficina de trança
*19h cine + debate (coletivo negro)
*22h assembleia