Eles se reuniram em frente à Salineira na manhã desta quinta-feira (10)
Os estudantes da rede estadual de ensino de Cabo Frio fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (10) em frente à sede da Salineira. Eles protestam cobrando o retorno do transporte gratuito.
Com faixas e cartazes eles cobraram o direito ao passe livre para chegar às unidades escolares. Em uma das faixas estava escrito: “O dinheiro do meu pai não é capim, quero passe livre sim”.
Durante o ato, o diretor-presidente do Grupo Salineira, Francisco Gavinhos, tranquilizou os estudantes ao comunicar que houve uma definição do transporte gratuito. Os alunos da rede estadual vão usar o cartão Secretaria Estadual a partir desta sexta-feira (11), já os das instituições IFF, IFRJ e FAETEC deverão procurar pelo Seeduc para inclusão dos estudantes no sistema.
Em nota, o grupo explicou que o grupo teve uma reunião nesta quinta com o subsecretário da Secretaria Estadual de Educação, Leonardo Morais. Ficou acertado que o estado e as concessionárias assinarão uma petição conjunta informando ao juiz da ação civil pública 0241894, que as empresas Auto Viação Salineira, Viação Montes Brancos e Viação São Pedro D’Aldeia não são partes desta ação, requerendo autorização para que os repasses sejam realizados diretamente às referidas concessionárias.
Gratuidade para rede municipal de Cabo Frio
A Prefeitura de Cabo Frio informou que a gratuidade no transporte público para os alunos da rede municipal de ensino está garantida. As aulas nas escolas do município serão retomadas no dia 14 de fevereiro e os estudantes que já estão na rede poderão utilizar o cartão de ônibus normalmente. A Secretaria de Educação já está trabalhando na listagem dos alunos novos, para que estes também recebam os cartões de acesso gratuito ao transporte.