Pular para o conteúdo
Search

Estudantes vencem etapa nacional do Projeto Pioneiros com ideia sustentável

Manuela Costa e Daniele Fontes criaram projeto de reutilização do lodo para cerâmica quilombola e garantiram bolsa integral e vagas de Jovem Aprendiz
Manuela e Daniele venceram a etapa nacional do Pioneiros

As estudantes Manuela Costa e Daniele Fontes, ambas de 18 anos, foram as vencedoras da etapa nacional do Projeto Pioneiros, promovido pela Prolagos, concessionária do grupo Aegea Saneamento. A dupla conquistou o prêmio com um projeto inovador que propõe a reutilização do lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA) para a confecção de peças de cerâmica em comunidades quilombolas atendidas pelo projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro.

Com a conquista, anunciada na terça-feira (3), as jovens, que já haviam vencido a etapa regional, ganharam uma bolsa integral na Universidade Veiga de Almeida e poderão concorrer a vagas de Jovem Aprendiz na concessionária. Esta foi a quarta vez, e a terceira consecutiva, que representantes da Prolagos levam o prêmio entre as 14 unidades da Aegea Saneamento.

Dedicação e Transformação Social
“Estamos muito felizes com essa conquista. Foram meses de dedicação intensa para desenvolver o projeto. Ver o resultado desse esforço sendo reconhecido é muito gratificante”, afirmou Manuela.

Já Daniele destacou o aprendizado proporcionado pelo projeto: “Foi incrível entender como funciona o saneamento básico e pensar em soluções que envolvem transformação social. Conhecer os desafios das mulheres quilombolas foi uma experiência única.”

Sobre o Projeto Pioneiros
O Pioneiros é um programa de responsabilidade socioambiental que capacita jovens para o mercado de trabalho e fomenta o desenvolvimento de projetos que impactam as comunidades locais. Com foco em infraestrutura e saneamento, o programa estimula o pensamento crítico, a criatividade e o senso de responsabilidade.

A edição de 2024 contou com 25 estudantes de 16 a 20 anos, selecionados majoritariamente de escolas públicas. Após quatro meses de imersão, os participantes desenvolveram projetos voltados para o saneamento em seus bairros.

Somos Divas na Luz do Candeeiro
O projeto vencedor também está conectado ao Somos Divas na Luz do Candeeiro, uma iniciativa da Prolagos e do Instituto Cultural Carlos Scliar, que capacita mulheres quilombolas para a produção de cerâmicas. Desde 2020, mais de 30 mulheres de quilombos em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia foram beneficiadas. Em 2024, o projeto incluiu treinamento em empreendedorismo e redes sociais, em parceria com o Sebrae, para garantir a sustentabilidade financeira das produções.

Impacto Social e Mercado de Trabalho
Segundo Aline Araújo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, o Pioneiros vai além da capacitação técnica: “Ele introduz os jovens ao mercado corporativo e ao saneamento, enquanto possibilita sua inclusão no mercado de trabalho com vagas de Jovem Aprendiz”, comentou.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

‘O Auto da Compadecida 2’ estreia no Cine Bardot no dia de Natal

Réveillon Tawa Beach 2025: Celebração à beira-mar com música, open bar e food premium e gastronomia de alta qualidade

Câmara de Búzios aprova orçamento de 2025 e reduz autonomia do prefeito sobre remanejamento

Prefeito e vereadores eleitos são diplomados em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!