As estudantes Manuela Costa e Daniele Fontes, ambas de 18 anos, foram as vencedoras da etapa nacional do Projeto Pioneiros, promovido pela Prolagos, concessionária do grupo Aegea Saneamento. A dupla conquistou o prêmio com um projeto inovador que propõe a reutilização do lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA) para a confecção de peças de cerâmica em comunidades quilombolas atendidas pelo projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro.
Com a conquista, anunciada na terça-feira (3), as jovens, que já haviam vencido a etapa regional, ganharam uma bolsa integral na Universidade Veiga de Almeida e poderão concorrer a vagas de Jovem Aprendiz na concessionária. Esta foi a quarta vez, e a terceira consecutiva, que representantes da Prolagos levam o prêmio entre as 14 unidades da Aegea Saneamento.
Dedicação e Transformação Social
“Estamos muito felizes com essa conquista. Foram meses de dedicação intensa para desenvolver o projeto. Ver o resultado desse esforço sendo reconhecido é muito gratificante”, afirmou Manuela.
Já Daniele destacou o aprendizado proporcionado pelo projeto: “Foi incrível entender como funciona o saneamento básico e pensar em soluções que envolvem transformação social. Conhecer os desafios das mulheres quilombolas foi uma experiência única.”
Sobre o Projeto Pioneiros
O Pioneiros é um programa de responsabilidade socioambiental que capacita jovens para o mercado de trabalho e fomenta o desenvolvimento de projetos que impactam as comunidades locais. Com foco em infraestrutura e saneamento, o programa estimula o pensamento crítico, a criatividade e o senso de responsabilidade.
A edição de 2024 contou com 25 estudantes de 16 a 20 anos, selecionados majoritariamente de escolas públicas. Após quatro meses de imersão, os participantes desenvolveram projetos voltados para o saneamento em seus bairros.
Somos Divas na Luz do Candeeiro
O projeto vencedor também está conectado ao Somos Divas na Luz do Candeeiro, uma iniciativa da Prolagos e do Instituto Cultural Carlos Scliar, que capacita mulheres quilombolas para a produção de cerâmicas. Desde 2020, mais de 30 mulheres de quilombos em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia foram beneficiadas. Em 2024, o projeto incluiu treinamento em empreendedorismo e redes sociais, em parceria com o Sebrae, para garantir a sustentabilidade financeira das produções.
Impacto Social e Mercado de Trabalho
Segundo Aline Araújo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, o Pioneiros vai além da capacitação técnica: “Ele introduz os jovens ao mercado corporativo e ao saneamento, enquanto possibilita sua inclusão no mercado de trabalho com vagas de Jovem Aprendiz”, comentou.