Pular para o conteúdo
Search

Cinco estudantes do curso de Biologia da Universidade Veiga de Almeida (campus Tijuca) passaram o dia na Praia do Peró coletando material para a pesquisa (monografia) da fauna bentônica (organismos que rastejam, se prendem ou vivem enterrados na areia) da Costa do Peró. O trabalho será desenvolvido, em campo e em laboratório, no primeiro semestre do ano.

A idéia de fazer a pesquisa no Peró foi do biólogo Willian Côrtes, de 25 anos, que trouxe para o Peró os universitários Cadu, Yasmin, Patrícia e Pedro. Ele é veranista do balneário desde a infância e é um dos entusiastas do projeto da Bandeira Azul no Peró.

Durante a manhã, os universitários coletaram várias espécies, que agora serão levadas para estudo em laboratório. São animais marinhos que, em sua maioria, só sobrevivem em praias com excelente qualidade da água, como é o caso do Peró:

“O trabalho vai revelar também, através de análises comparativas, os níveis de qualidade da água aqui do Peró”,  disse o biólogo, acrescentando que a pesquisa ficará à disposição da coordenação do projeto Bandeira Azul através de cooperação da Veiga de Almeida.

Apaixonado pelo Peró, onde tem casa na Rua Vitória, Willian disse que ficou feliz em ver os novos jardins de ipomeas ao longo da praia:

 “Estas plantam desempenham uma função importantíssima, impedindo o avanço da areia, e ao mesmo tempo atraem as corujas buraqueiras. É importante que as pessoas se conscientizem e ajudem a preservar estes jardins”,  aconselhou, acrescentando que a nova orla é bem mais interessante que a conheceu quando conheceu o Peró ainda menino.

Os universitários ficam no Peró até domingo, quando voltam para o Rio. Willian não gostou de duas coisas:

“Preocupa o destino que está sendo dado aos esgotos dos quiosques e destas novas casas da orla. Além disso, estão péssimas as condições das vias de acesso ao Peró. Um local tão importante, inclusive para o Turismo e para a pesquisa científica, merecia um melhor tratamento das autoridades”,  criticou.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.