Uma audiência na Comarca de Búzios está marcada para esta quarta-feira (28), às 15h, com o objetivo de discutir as obras para a construção de uma alça viária por fora da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no trecho da Praia Rasa. O trabalho está momentaneamente paralisado após uma notificação feita pelo Ministério Público Estadual (MP-RJ).
Ambientalistas reclamam da ausência de estudo de impacto de vizinhança; da falta de audiência pública sobre o projeto, e da mudança do traçado que estava previsto no Plano Diretor, entre outros pontos.
Por sua vez, a nova estrada a ser realizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ), com a apoio da Prefeitura de Búzios, é uma antiga reivindicação dos moradores do local, que desejam ver reduzido o trânsito no trecho da Praia Rasa, assim como o encurtamento da distância entre a Rasa e os bairros Cem Braças, São José e redondezas.
Pelo projeto, parte do traçado da estrada fica em área doada pelo Opportunity Imobiliário, que é responsável pelo bairro planejado Aretê. A doação do terreno é fruto de uma contrapartida pela construção do bairro planejado.
Em nota, o DER informou que providenciou a documentação necessária a ser apresentada na audiência. Segundo o órgão, a intervenção para o trecho de extensão de 5,7 km tem investimento no valor de R$ 32,1 milhões, com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2023.