Pular para o conteúdo
Search

Estátua “Mão Alternativa” é depredada em Búzios

A estátua que representa a palma da mão aberta do próprio artista foi quebrada restando só o punho. Foto: Divulgação

Prefeitura disse que vai restaurar a obra de arte do ceramista Alfredo Rainho

A Prefeitura de Búzios vai restaurar a escultura do artista plástico e ceramista do Alfredo Rainho que foi depredada no domingo (15). A obra de arte ‘Mão Alternativa” fica localizada no jardim do Espaço Cultural Zanine. A estátua que representa a palma da mão aberta do próprio artista foi quebrada ficando só o punho. A Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico divulgou nas redes sociais da pasta que recolheu os pedações da escultura e os guardou em um local fechado, até a contratação de um profissional para reparação.

A escultura de 1,70 cm de altura e foi feita 2002. Foto: Redes Sociais

Nas redes sociais, a filha do ceramista, Adriana Rainho, comentou o ato de vandalismo:

“A Estátua da mão do Alfredo Rainho (meu pai) foi quebrada em frente à Escola de Artes Zanine. Nosso centro cultural será que realmente aprecia a arte? E agora?”.

Módulo cerâmica apelidado de “Jacaré” foi produzido em 2013. Foto: Arquivo pessoal

A reportagem conversou com Adriana, que muito sentida pelo ato de vandalismo, explicou representatividade da obra de arte para ela. “A mão era o meu canto com ele. Passar, vê-la e dizer ‘oi’ para ele. Não sei como vão a restaurar uma peça desse tamanho, o esmalte era único do Rainho”, comentou.

A escultura de 1,70 cm de altura é de 2002, e foi doada ao centro cultural depois de uma exposição no balneário, no ano da morte de Rainho, em 2018. A filha do ceramista contou que a obra foi criada para uma exposição no Hotel Galápago, em João Fernandes, e ficava ao lado da piscina. Depois da mostra, a obra foi levada para casa do artista e, antes de morrer, ele mesmo doou para o Espaço Zanine.

“Mandacaru” é outra obra do artista, localizada no Pórtico, na entrada da cidade. Foto: Arquivo pessoal.

Além dessa estátua, o espaço cultural tem outra obra do escultor em sua fachada, o módulo cerâmica apelidado de “Jacaré”, de 2013. Búzios também conta com outra escultura de cerâmica do artista, denominada “Mandacaru”, perto do Pórtico, na entrada da cidade.

Além de artista plástico e ceramista, Alfredo Rainho era diplomata de carreira, pintor, escritor e intelectual. Era morador de Búzios e morreu em 2018. Fez exposições individuais e coletivas no Brasil, em cidades como Búzios, Araruama, Belo Horizonte, Cabo Frio, Florianópolis, Joinville, Niterói, Resende, Rio de Janeiro, São Paulo; e no exterior, em país como Alemanha, Portugal, Espanha e Croácia. Suas obras de cerâmica pertencem a acervos particulares no Brasil e no estrangeiro.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.