Em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, uma estátua, em bronze, homenageando o presidente Juscelino Kubitschek (JK), de autoria do escultor Hildebrando Lima, foi furtada na madrugada deste sábado (26). O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico do município, Luiz Romano, já se manifestou afirmando que todas as medidas para identificar os criminosos e recuperar a obra de arte já estão sendo tomadas, entre elas, a análise das câmeras de segurança pelo Sistema de Monitoramento 24h da Prefeitura.
Inaugurada em 2006, localizada na Orla Bardot, trecho da Praia da Armação, faz lembrança ao período em que JK costumava passar suas férias em Búzios, na década de 50, ocupando uma suíte do casarão do século 18, que pertencia a seu ministro-chefe da Casa Civil, Oswaldo Penido, onde hoje funciona um restaurante.
Produzida pelo artista Hildebrando Lima como presente de Paulo Soares Penido, da família de Oswaldo Penido, dono do local onde Juscelino Kubitschek se hospedava em Armação dos Búzios.