Marielle Franco, vereadora eleita com 46.502 votos, foi homenageada no dia em que completaria 43 anos, nesta quarta-feira (27). A vereadora ganhou uma estátua que está localizada no Buraco do Lume, área do Centro. O lugar foi escolhido porque ali era onde Marielle costumava conversar com eleitores para dar satisfação sobre o mandato.
A estátua tem tamanho natural de 1,75 e foi esculpida pelo artista Edgar Duvivier. A homenagem só foi possível por meio da campanha de financiamento coletivo que aconteceu pelo Instituto Marielle Franco, cerca de 640 pessoas ajudaram. De acordo com o instituto, que organizou a homenagem, a Prefeitura colocou câmeras de segurança no local. Além disso, a estátua terá um fundo para a manutenção por meio do financiamento coletivo.
A imagem de Marielle está repleta de simbolismo e significados sobre a trajetória dela, na placa está um breve resumo do que ela significa e quais lutas carregava na política que realizava. “Mulher negra, favelada, LGBTQIA+ e defensora dos direitos humanos”. A vereadora foi brutalmente assassinada em 2018, são quatro anos buscando respostas.
“É um dia histórico, é um dia de memória, dia de ressignificar a nossa, a nossa luta. Tem sido aí quase cinco anos incansáveis pedindo por justiça, lembrando que a gente ainda segue sem saber quem mandou matar a Mari”, diz Anielle Franco, irmã de Marielle, durante uma entrevista para o G1.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.