Pular para o conteúdo
Search

Estátua de Juscelino Kubitschek é reinstalada na Orla Bardot, em Búzios

Escultura passou por restauração após ser retirada sem autorização do local no ano passado
A estátua na Praia da Armação, na Orla Bardot. Crédito da foto: Divulgação

A escultura dedicada a um dos ex-presidentes mais populares da história do Brasil está de volta ao seu lugar. O monumento que retrata a figura de Juscelino Kubitschek (1902-1976) começou a ser reinstalada neste sábado (15), na Orla Bardot, depois de quase nove meses, entre uma retirada controversa, que envolveu até a polícia; a recuperação da estátua por parte do município; e uma restauração feita pelo escultor Hildebrando Lima.

A reinstalação começou a ser feita neste fim de semana sob os olhares do secretário de Cultura, Luiz Romano Lorenzi; do prefeito Alexandre Martins e do próprio autor e restaurador da obra, Hildebrando Lima. Na segunda-feira (17), o trabalho será concluído, com a parte de acabamento e instalação do pedestal da placa; e o acabamento da base onde está escultura.

À Prensa, o secretário de Cultura manifestou toda a satisfação pela volta da estátua ao seu local de origem.

“Uma alegria ver a escultura do JK na Orla Bardot. Ela foi restaurada através de um processo da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. Da documentação até o restauro foram sete meses. O restauro em si durou 50 dias”, informou Romano.

Secretário de Cultura, Luiz Romano Lorenzi, e prefeito Alexandre Martins acompanharam o início da reinstalação da escultura na manhã deste sábado – Crédito da foto: Divulgação

A reinstalação da escultura de JK dá ponto final a uma história que chegou a ganhar contornos inusitados. No fim de novembro de 2022, a estátua foi retirada para restauração por funcionários de uma empresa contratada pela viúva de Paulo Penido, doador da escultura para o município.

Como a retirada não havia sido informada ao município, uma ocorrência chegou a ser registrada na delegacia de Búzios, e depois a escultura foi localizada no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Após o incidente, a estátua de 100kg ficou sob a guarda da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, que iniciou o processo de restauração.

Recolocação da escultura foi prestigiada pelo artista plástico Hildebrando Lima, responsável pela criação e restauração da obra – Crédito da foto: Divulgação

A estátua foi inaugurada em 2006 em frente à localidade conhecida como Solar do Peixe Vivo, antiga casa de veraneio do ex-presidente JK nos anos 50, na Praia da Armação, na Orla Bardot. Juscelino governou o país entre 1956 e 1961, ficando conhecido por ter sido o idealizador de Brasília (1960), atual Capital Federal; do Plano de Metas; e da política de desenvolvimento econômico, expressa no termo “50 anos em 5”. Morreu em decorrência de um acidente automobilístico em agosto de 1976.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.