Search
Degradê com CSS

Estadualização do ensino médio em Búzios é debatida em audiência pública

image

Encontro ocorreu nessa quarta-feira (3) na Câmara de Vereadores

A estadualização do ensino médio do Colégio Municipal Paulo Freire e INEFI (noturno) foi tema da audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Búzios nessa quarta-feira (3). A possível estadualização tem gerado manifestações contrárias de pais, professores e alunos que temem pela precarização do ensino.

Segundo a promotora do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Isabel Kallman, o MP vem trabalhando a universalização do ensino médio no estado do Rio de Janeiro há bastante tempo.

“O Estado tem mais capacidade de financiar o ensino médio. (…) E o município precisa priorizar seus investimentos para garantir a universalização do ensino fundamental, que não está nos padrões de excelência no município”, defendeu.

Os representantes do Sepe Lagos, de entidades da sociedade civil e comunidade escolar – entretanto – se posicionaram contrários à estadualização do ensino médio por temerem sua precarização. O município de Búzios oferta o ensino médio no Colégio Municipal Paulo Freire desde 2004 e há aproximadamente 7 anos no INEFI.

A professora do Colégio Paulo Freire Luiza Barbosa defende que a manutenção do ensino médio pelo município contribui para sua qualidade. 

“A comunidade cuida do Colégio Paulo Freire porque ele é municipal. Ser um colégio municipal faz toda a diferença para que a comunidade faça com que a escola seja de qualidade”.

Em consonância com a comunidade escolar, os vereadores da Câmara de Búzios também têm se posicionado contra a estadualização. O vereador Raphael Braga destacou o aumento significativo do orçamento do próximo ano, pelo qual, segundo ele não se justificativa a estadualização. O prefeito de Búzios Alexandre Martins também se posicionou favorável à manutenção do colégio municipal Paulo Freire.

Para o representante do Sepe Lagos, Augusto Rosas, o ponto principal que deve ser discutido não é a manutenção da escola pelo município, mas a transparência dos gastos com a Educação. Outros assuntos que precisam ser discutidos, conforme os participantes, são a gestão democrática e participativa da Educação; a alta evasão escolar no município e meios de trazer esses alunos de volta à escola.

A audiência foi co-realizada pela Comissão de Educação da Câmara de Búzios e a Comissão de Educação da ALERJ. Contou ainda com a presença de todos os vereadores da casa; do prefeito de Búzios; do deputado estadual Flavio Serafini (presidente da Comissão de Educação da ALERJ), da representante da Secretaria Estadual de Educação; da promotora do Ministério Público Estadual Isabel Kallman; representantes do Sepe Lagos, Movimento Por Nossos Filhos, SERVBÚZIOS, Comunidade Escolar do Colégio Paulo Freire, entre outros.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia vacinação contra gripe com foco em grupos prioritários

Caiçaras de Búzios visitam pontos turísticos e compartilham histórias com guias locais

Ferrugem é atração confirmada no Festival da Lula em Arraial do Cabo

Associção de moradores promove mutirão de limpeza com alunos da rede municipal na praia de Manguinhos em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!