A unidade funcionará por quatro meses, e todo o investimento é da iniciativa privada.
O primeiro hospital de campanha do Estado do Rio, o Lagoa-Barra, foi inaugurado neste sábado (25). A unidade construída pelo Governo do Estado foi erguido em 19 dias.
O hospital, construído e operado pela Rede D’Or, conta com investimento da Bradesco Seguros, Lojas Americanas, Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e Banco Safra. O valor total é de R$ 45 milhões.
A unidade, que fica ao lado do 23º BPM, no Leblon, na Zona Sul, terá ao todo 200 leitos (100 deles de UTI), que serão abertos ao longo das próximas semanas, e será operado pela Rede D’Or.
Inicialmente, serão disponibilizados 30 leitos, sendo 20 de enfermaria e 10 de UTI, para pacientes do SUS infectados pela Covid-19. Os primeiros começam a chegar ainda neste sábado.
Serão atendidos na unidade apenas pacientes encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Central Estadual de Regulação. A unidade funcionará por quatro meses, e todo o investimento é da iniciativa privada. Além do Lagoa-Barra, a SES vai disponibilizar mais 1,8 mil leitos em outras 8 unidades de campanha e uma modular, em Nova Iguaçu.
O próximo a ser inaugurado deverá ser o do Maracanã, que terá 400 leitos, 80 deles de UTI, nos primeiros dias do próximo mês. No interior do Estado estão sendo construídos dois hospitais de campanha, uma em Barra de São João (Casimiro de Abreu) e outro em Campos do Goytacazes.