Search
Degradê com CSS

Estado do Rio registra aumento de 16,72% nos casos de dengue em 2025

Primeiro caso de dengue tipo 3 do ano foi confirmado; combate aos focos do mosquito Aedes aegypti é prioridade
cropped-smh-aedes_reduzida.jpg
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da Chikungunya, da dengue e zika. Foto: Divulgação

Nas primeiras semanas de 2025, o estado do Rio de Janeiro registrou 810 casos prováveis de dengue, com 50 internações e nenhum óbito confirmado até o momento. Os dados abrangem o período de 29 de dezembro de 2024 a 14 de janeiro de 2025, conforme informações do painel Monitora RJ da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

Comparando com 2023, quando foram registrados 694 casos no mesmo período, houve um aumento de 16,72%, o que acende um alerta para o risco de uma nova epidemia. Em 2024, considerado um ano atípico devido à epidemia de dengue, o número de casos no mesmo período chegou a 16.011.

Confirmação de dengue tipo 3

Na última quinta-feira (09/01), a SES-RJ confirmou o primeiro caso de dengue tipo 3 do ano, envolvendo uma mulher de 60 anos residente no município do Rio de Janeiro. O sorotipo 3 não circulava de forma predominante no estado desde 2007, mas dois casos isolados foram registrados em 2024, em Paraty e Maricá. Este retorno pode representar um risco para a população que nunca teve contato com esse sorotipo.

Prevenção e combate ao mosquito

A principal medida de prevenção contra a dengue continua sendo a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. A SES-RJ reforça a necessidade de vistorias semanais para evitar o acúmulo de água parada em locais como garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas e pratos de plantas.

O Governo do Rio mantém a campanha “Contra a dengue todo dia”, com apoio aos 92 municípios por meio do Plano de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses. A ação inclui alertas e orientações à população, além do monitoramento contínuo de casos.

Acesso a informações

Os dados atualizados sobre a dengue podem ser consultados no painel Monitora RJ, na aba Arboviroses, disponível neste link.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Governo do Estado reforça segurança na Região dos Lagos com entrega de viaturas ao 25º BPM

Victor P. Viana lança “O Homem que Vomitava Sapos” na Flip 2025

PF cumpre mandados contra Bolsonaro em nova operação autorizada pelo STF

Surfar depois dos 40: uma nova onda de consciência

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!