Segundo a assessoria do Estado a Vigilância Epidemiológica de Búzios teria feito contato com os 250 pacientes a mais informados pelo Estado e que esses não seriam de Búzios
Os casos de coronavírus em Búzios continuam sendo uma grande incógnita desde os primeiros informativos. Esta é a segunda vez que o Estado informa aumento de casos e em pouco tempo corrige a informação, causando desconfiança em relação a transparência e a verdadeira situação do município frente a doença. Segundo a SES, o município tem 199 casos confirmados, já a Prefeitura afirma que são 200.
A Prefeitura de Búzios mantém um boletim diário, mas durante o episódio não se pronunciou ou respondeu os e-mails da Prensa sobre a discrepância das informações. Apenas limitou-se a responder comentários em uma rede social, citando inclusive, a possibilidade das informações serem ‘fake news’. Causa estranhamento o fato da instituição se posicionar de forma tão pessoal em relação aos dados epidemiológicos, politizando os fatos.
Vale ressaltar que os 250 casos a mais divulgados pela SES nas últimas 48h estavam distribuídos ao longo da curva desde a 13º semana epidemiológica, Búzios hoje está na 26º, e não de forma abrupta de um dia para o outro. O que revela que esse represamento de dados, como classificou a SES em conversa telefônica com a reportagem na terça-feira (23), são de mais de 30 dias de ocorrido. A versão apresentada no segundo contato com a assessoria do Estado, nesta quinta-feira (24), pareceu bastante confusa e as explicações não convenceram nossos repórteres que seguirão investigando as discrepâncias.
Sobre os dados do Boletim de Búzios
A Prefeitura de Búzios atualizou nesta sexta-feira (26), o painel diário com os números relacionados ao novo coronavírus (Covid-19) no município. São 200 pacientes infectados com a doença, uma a mais em relação ao número divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde no boletim de quinta-feira (25). São cinco mortes confirmadas, quatro homens e uma mulher. Há pelo menos mais quarto mortes não confirmadas na comunidade.
O pacientes estão distribuídos nas seguintes faixas etárias: seis confirmados entre 0 e 15 anos, 59 entre 16 e 30 anos, 79 entre 31 e 45 anos, 41 entre 46 e 60 anos e 15 acima dos 60 anos. Os bairros mais atingidos continuam sendo Rasa com 43 casos, Vila Verde com 26, São José com 21, Cem Braças com 34 e Manguinhos com 28 casos confirmados da doença.
Até o momento foram atendidas 2000 pessoas e destes foram descartados 1600. Outros 13 pacientes aguardam resultados em isolamento domiciliar. 182 pessoas já se recuperaram da doença. O município afirma que o HMRP possui 17 leitos com respiradores disponíveis e que 29,41% dos leitos de enfermaria estão ocupados.