Search
Degradê com CSS

Estado corrige informações sobre casos de coronavírus em Búzios e dá explicações sobre erro

painel-búzios-11

Segundo a assessoria do Estado a Vigilância Epidemiológica de Búzios teria feito contato com os 250 pacientes a mais informados pelo Estado e que esses não seriam de Búzios

Os casos de coronavírus em Búzios continuam sendo uma grande incógnita desde os primeiros informativos. Esta é a segunda vez que o Estado informa aumento de casos e em pouco tempo corrige a informação, causando desconfiança em relação a transparência e a verdadeira situação do município frente a doença. Segundo a SES, o município tem 199 casos confirmados, já a Prefeitura afirma que são 200.

A Prefeitura de Búzios mantém um boletim diário, mas durante o episódio não se pronunciou ou respondeu os e-mails da Prensa sobre a discrepância das informações. Apenas limitou-se a responder comentários em uma rede social, citando inclusive, a possibilidade das informações serem ‘fake news’. Causa estranhamento o fato da instituição se posicionar de forma tão pessoal em relação aos dados epidemiológicos, politizando os fatos.

Vale ressaltar que os 250 casos a mais divulgados pela SES nas últimas 48h estavam distribuídos ao longo da curva desde a 13º semana epidemiológica, Búzios hoje está na 26º, e não de forma abrupta de um dia para o outro. O que revela que esse represamento de dados, como classificou a SES em conversa telefônica com a reportagem na terça-feira (23), são de mais de 30 dias de ocorrido. A versão apresentada no segundo contato com a assessoria do Estado, nesta quinta-feira (24), pareceu bastante confusa e as explicações não convenceram nossos repórteres que seguirão investigando as discrepâncias.

Sobre os dados do Boletim de Búzios

A Prefeitura de Búzios atualizou nesta sexta-feira (26), o painel diário com os números relacionados ao novo coronavírus (Covid-19) no município. São 200 pacientes infectados com a doença, uma a mais em relação ao número divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde no boletim de quinta-feira (25). São cinco mortes confirmadas, quatro homens e uma mulher. Há pelo menos mais quarto mortes não confirmadas na comunidade.

O pacientes estão distribuídos nas seguintes faixas etárias: seis confirmados entre 0 e 15 anos, 59 entre 16 e 30 anos, 79 entre 31 e 45 anos, 41 entre 46 e 60 anos e 15 acima dos 60 anos. Os bairros mais atingidos continuam sendo Rasa com 43 casos, Vila Verde com 26, São José com 21, Cem Braças com 34 e Manguinhos com 28 casos confirmados da doença.

Até o momento foram atendidas 2000 pessoas e destes foram descartados 1600. Outros 13 pacientes aguardam resultados em isolamento domiciliar. 182 pessoas já se recuperaram da doença. O município afirma que o HMRP possui 17 leitos com respiradores disponíveis e que 29,41% dos leitos de enfermaria estão ocupados.

Painel atualizado do município de Búzios nesta sexta-feira (26)

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!