Search
Degradê com CSS
DONA-UIA

Quilombo da Rasa em Búzios registra três mortes por Covid-19, 14 infectados e cerca de 40 com sintomas da doença

Confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira (18), a morte de Dona Uia, vítima de Covid-19, no último dia 10, revela números preocupantes. Líder do Quilombo da Rasa, Carivaldina Oliveira da Costa, de 79 anos, carinhosamente conhecida como tia Uia, uma das principais lideranças da causa quilombola no estado do Rio, morreu no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, após relatar ter passado quatro dias com fortes dores de cabeça.

Registrando mais dois óbitos de moradores queridos, Seu Darcil, filho de Dona Cecília e esposo de Dalva, morador do Cruzeiro, e do pescador José Luis, conhecido como Fiinho, o Quilombo da Rasa contabiliza seu novo problema, a contaminação dos seus.

Reconhecido em 2005, o quilombo formado por aproximadamente quatro mil descendentes de pessoas escravizadas, além das três mortes, apresenta, segundo dados publicados no jornal O Globo, 14 pessoas infectadas pelo coronavírus e cerca de 40 com sintomas da doença.

10% dos quilombolas da Rasa podem estar infectados

De acordo com a Associação das Comunidades Quilombolas do Estado RJ (Acquilerj), 10% dos quilombolas da Rasa podem estar infectados. Segundo a vice-presidente da entidade, Bia Nunes, o governo do estado teria se comprometido a realizar mais testes na comunidade, a partir desta semana, uma vez que muitos estão com sintomas da doença e não passaram por exames. Ela acrescenta que a situação está crítica na Rasa, pois muita gente depende do turismo para gerar renda e a maioria está sem trabalho devido à pandemia.

Segundo dados da plataforma Observatório do Covid-19, o Brasil registra a média de uma morte quilombola por dia, em função do novo coronavírus. Em todo o estado são 48 comunidades quilombolas certificadas.

Matriarca tem 110 anos

Matriarca desta grande comunidade que é o Quilombo da Rasa, Dona Eva, de 110 anos, mãe de tia Uia, filha de Antonina, uma ex-escravizada nascida na senzala da fazenda Piraúna, é a grande memória viva quilombola. Lúcida e ativa, Dona Eva representa a luta de seu povo pelo reconhecimento de suas terras e importância cultural para o país.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!