Município relaxa medidas de contenção durante feriados e casos aumentam
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou no último boletim com o balanço de casos do novo coronavírus (Covid-19), 33 pacientes infectados no município de Búzios. Os casos estão distribuídos em quase todos os bairros e atingem a faixa etária entre 0 e 69 anos. Um aumento rápido e considerável cerca de duas semanas após o feriado de 1 de maio e do Dia das Mães, período em que segundo diversos relatos, veranistas visitaram o balneário.
A Prefeitura de Búzios mantém seu painel desde o início dos primeiros casos em divergência com os boletins do Estado, apresentando sempre números abaixo do divulgado. Sobre as discrepância, a Prensa fez contato com a SES que enviou a seguinte nota.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) frisa que a notificação de casos e óbitos é de responsabilidade dos municípios e que, sendo observadas discrepâncias, a SVS entra em contato para solicitar a regularização da situação e, caso proceda, a correção nos canais oficiais. A SVS reforça que realiza, em conjunto com as vigilâncias municipais, revisão epidemiológica de casos de maneira permanente.
A SVS esclarece ainda que coleta os dados nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde após inclusão das informações pelos municípios. Contudo, eventualmente os sistemas do MS apresentam instabilidade e os municípios adiam as notificações. Por isso, pode haver defasagem de informações, sendo os casos mais antigos contabilizados primeiro.
Em apoio aos canais federais, o CIEVS, da Secretaria de Estado de Saúde, também recolhe dados em planilhas próprias, por vezes antes de serem notificados nos demais sistemas.
Ao todo, são disponibilizados quatro canais de informação (e-SUS VE, SIVEP-gripe, GAL e e-mail do CIEVS) nos quais os municípios devem inserir seus números de casos e óbitos por coronavírus, e que são acompanhados diária e rigorosamente pela equipe estadual. Possíveis divergências de informação entre os dados da SES e dos municípios ocorrem quando não há notificação adequada nos sistemas oficiais.
Búzios é a cidade da região com o maior número de flexibilizações do comécio, três ao todo. Somente pousadas, hotéis, restaurantes e lojas de vestuário estão fechados na cidade. Apesar do uso obrigatório de máscara, basta uma saída para testemunhar a baixa adesão ao decreto. Além disso, as barreiras sanitárias, segundo relatos de moradores, tem relaxado a entrada de carros com placas de outros municípios e sem apresentação de documentos comprobatórios.
O município estuda a abertura das praias e liberação de esportes aquáticos e individuais, no entanto, sem data confirmada.
O que diz a Prefeitura de Búzios
A instituição atualizou seu painel nesta terça-feira (19) às 8h contabilizando 32 casos confirmados, 1 óbito e dois pacientes hospitalizados. Outros 300 seguem em investigação. Em entrevista à Rádio Tupi, o prefeito André Granado informou que há um segundo óbito sendo investigado.