Diante do aumento significativo da doença é necessário endurecer as medidas de prevenção. Até o momento a Prefeitura não se manifestou sobre o assunto.
O boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde (SES), apresentou novos dados sobre o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Rio de Janeiro. Até o momento são 19.467 pacientes confirmados e 2247 óbitos. Em búzios já são 28 o número de infectados pela doença.
A faixa etária dos pacientes está entre 0 e 69 anos, distribuídos pelos bairros Rasa, Baia Formosa, José Gonçalves, São José, Geribá, Manguinhos, Ferradura, Centro e Brava.
São eles uma menina e um menino de até 10 anos, dois jovens um do sexo masculino e outra do sexo feminino de até 19 anos, quatro mulheres e um homem de 20 a 29 anos, oito mulheres de 30 a 39 anos e três mulheres e quatro homens de 40 a 49 anos, dois homens e uma mulher de 50 a 59 anos e uma mulher de 60 a 69 anos.
Búzios é uma das cidades com maior flexibilização do comércio. Estão permitidos os seguintes estabelecimentos: funcionamento de papelarias, madeireiras e serralherias, lojas de eletrônicos e materiais de piscina, lava-jatos, óticas, salão de beleza e barbearias, vidraçarias, floriculturas, hortos, lojas de tecido e armarinhos.
Em uma medida que parece incoerente em relação a permissividade durante o dia, o município implementou, o que chama de lockdown noturno, no período de 23h às 6h, horário bastante criticado pela população e pela categoria mais prejudicada, os serviços de delivery e motoboys. A Prensa tratou do assunto que foi amplamente debatido na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da quinta-feira (14).
Até o momento não há nenhum posicionamento sobre endurecimento de medidas ou quais ações a cidade vai adotar diante do avanço significativo dos casos.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Búzios atualizou seu painel com apenas 23 casos confirmados da doença. O município de Búzios disponibiliza 12 leitos para acolher pacientes com sintomas graves de Covid-19, além de mais quatro leitos para pacientes com sintomas moderados.