Medida foi acordada durante reunião no Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, onde as novas unidades de tratamento serão instaladas
A Secretaria de Estado de Saúde anunciou, nesta segunda-feira (29), a abertura de seis novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, para pacientes contaminados pela Covid-19. Os leitos serão disponibilizados para toda a região.
O anúncio foi feito durante uma reunião, realizada na unidade de saúde, com a presença de representantes do estado e de vários municípios da Baixada Litorânea. O encontro foi viabilizado após solicitação do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, que recebeu o secretário estadual de Saúde no último sábado (27), na sede do executivo aldeense, para debater medidas de enfrentamento da doença.
Na ocasião, também foi anunciada a contratação de 100 novos leitos em unidades de saúde de diversas cidades do estado do Rio, que serão disponibilizados por meio da central de regulação estadual. As novas vagas darão mais celeridade ao processo de transferência de pacientes. A possibilidade da cessão ou empréstimo aos municípios de equipamentos que estão sendo adquiridos pelo estado, como respiradores e monitores cardíacos, foi levantada.
O secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, já havia comparecido a uma reunião em São Pedro da Aldeia no último sábado (27) a pedido do prefeito, Fábio do Pastel. Na ocasião, firmou o compromisso de enviar uma equipe técnica à Região dos Lagos para viabilizar a abertura de novos leitos de tratamento da Covid-19, ação executada nesta segunda e que deu origem ao encontro.
Estiveram presentes no encontro, o deputado estadual Pedro Ricardo, os secretários de Saúde de São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, além de representantes de outros municípios, assim como da Cruz Vermelha e de unidades de saúde da região.