A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Cabo Frio interditou um estabelecimento no bairro Itajuru que comercializava cabelos naturais, perucas e realizava procedimentos estéticos capilares. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (12), após uma denúncia anônima e contou com o apoio da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal).
Durante a inspeção, os fiscais constataram diversas irregularidades, incluindo a presença de produtos fora do prazo de validade e sem autorização da Anvisa para comercialização ou uso em procedimentos. No total, mais de 30 quilos de produtos capilares foram apreendidos e encaminhados para descarte na Comsercaf, que possui uma área específica para esse tipo de resíduo.
Além da apreensão dos produtos, o proprietário do estabelecimento não apresentou as notas fiscais dos itens comercializados e não possuía Licença Sanitária para funcionamento.
Perigo para a saúde pública
De acordo com a superintendente da Vigilância Sanitária de Cabo Frio, Kelly de Araújo, a falta de controle sanitário pode colocar a saúde da população em risco.
“Não podemos permitir o uso de produtos fora da validade ou sem licença, pois o couro cabeludo absorve esses produtos, o que pode causar alergias e outros problemas. Em casos como esse, o processo de regularização é mais longo, e a interdição é necessária para garantir a segurança da população”, afirmou.
Vigilância Sanitária intensifica fiscalizações em Cabo Frio
Desde o início de janeiro, a Vigilância Sanitária tem intensificado a fiscalização em diversos bairros da cidade. Até o momento, mais de 100 estabelecimentos comerciais já foram vistoriados.
Além das inspeções, cartilhas informativas estão sendo distribuídas para orientar os comerciantes sobre as licenças e boas práticas necessárias para o funcionamento regular dos negócios.
“Nesta semana, estivemos na Rodoviária Alexis Novelino para orientar sobre boas práticas de higiene e continuaremos percorrendo a cidade. Quem quiser fazer uma denúncia pode entrar em contato pelo telefone (22) 2646-2506”, concluiu a superintendente.