O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) recebe nesta quinta-feira (25), às 19h, a apresentação do espetáculo “Musiké Téchne – Arte das Musas. As musas do Brasil”, de Kéren-Hapuk, que tem como proposta principal ir além das representações musicais e estéticas, utilizando a música como expressão de arte e consciência.
A apresentação tem entrada franca e o repertório é formado por músicas de cantoras e compositoras brasileiras que marcaram gerações e épocas, e influenciaram diversas gerações abordando os mais variados temas. O espetáculo também traça um paralelo entre música e períodos históricos da sociedade brasileira, estimulando a reflexão sobre os padrões de comportamento social no decorrer dos anos.
“Musiké Téchne – Arte das Musas. As musas do Brasil” é exaltação da Música Brasileira, e isto significa estimular a consciência sobre um dos bens mais preciosos da cultura nacional, o patrimônio imaterial que representa a identidade do país, movimenta gerações e marca a história, a Música Brasileira.
“É também meio de elucidar sobre a importância da mulher no mundo da música ocupando o espaço não somente de intérprete, mas da composição musical, sendo assim quem faz, quem cria, quem dá forma, palavra e voz a ser escutada. Portanto é impossível desviar da temática feminista, no que tange a ocupação feminina nos meios de produção artístico-social, por vez que em uma sociedade patriarcal, a posição da mulher deve ser pensada de modo crítico e analítico”, falou Kéren.
A artista, natural de Cabo Frio, estudou teatro no Oficena Curso Livre de Teatro, cursou música na Villa-Lobos e licenciou-se em Letras (Língua Portuguesa e Literatura); e somando todas as áreas, encontrou-se na totalidade de utilizar a música de modo expressivo, dramático, poético e visando a arte como grande educadora que compõe o indivíduo. Em 2017 e 2018 realizou a circulação Imensidão, série se apresentações com repertório autoral e atualmente finaliza seu primeiro CD autoral, Imensidão.