Espetáculo “Aimberê” reabre programação da Rinha das Artes em Macaé

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As apresentações do monólogo começam nesta quinta-feira (26) e seguem até sábado (28), sempre às 20h

O Centro Cultural Rinha das Artes, no Centro de Macaé, retoma as suas atividades após o período crítico da pandemia de Covid-19, desta quinta-feira (26). O monólogo “Aimberê”, com Eli Emiliano Corrêa e dirigida por Pedro Bárbara, abre a programação. A dramaturgia de Ademir Martins foi inspirada no livro “A Guerra dos Tamoios”, de Aylton Quintiliano, que apresenta a história sob o ponto de vista do guerreiro Aimberê.

O Centro Cultural Rinha das Artes é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2011, pelo Grupo Teatral Acto com o apoio da Prefeitura de Macaé. O centro cultural apresenta produções com ingressos a preços populares.

Publicidade

“Aimberê”, em cartaz na quinta (26)), sexta (27) e sábado (28), às 20h, traz o herói nacional indígena no contexto da resistência à escravidão e da luta pela posse de suas terras, que remonta à formação da cidade do Rio de Janeiro.

O monólogo foi inspirado no livro “A Guerra dos Tamoios”, de Aylton Quintiliano pelo dramaturgo Ademir Martins. Servidor estatutário da Prefeitura de Macaé, Ademir é especializado em Interpretação e tem em seu currículo mais de 80 espetáculos como ator, diretor ou autor.  Nos últimos anos, ele tem ministrado oficinas na área de artes cênicas no Curso Técnico da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) da Secretaria de Cultura de Macaé.

Também foi professor no Polo de Cultura da Serra, distrito de Glicério, e no Polo de Cultura Malvinas, também vinculados à Secretaria. De 2016 a 2020, Ademir Martins foi coreógrafo e diretor artístico do premiado Núcleo de Dança Portadores de Alegria e também lecionou no Centro Cultural Rinha das Artes.

No domingo(29), às 18h, a Rinha das Artes apresentará o coral Mater Vocem, formado por mulheres vindas de diversas regiões do Brasil que realizam interpretações fortes e emocionantes. O coral desenvolve performances sobre histórias da maternidade e exaltação à mulher. A produção artística do coral  é de Janaina Mendes.

O Centro Cultural Rinha das Artes está localizado na Rua Dr. Júlio Olivier, 633.

Ficha Técnica de “Aimberê”

Ator: Eli Emiliano Corrêa

Dramaturgia: Ademir Martins

Direção: Pedro Bárbara

Preparação Vocal: Natalia Fiche

Cenário e Figurinos: Guilherme Reis

Desenho de Luz: Fernanda Mantovani

Idealização e Produção: Eli Emiliano Corrêa

Direção de Produção: Janaina Mendes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, promove Festival de Tênis de Mesa neste fim de semana

MPRJ e Polícia Civil realizam operação contra organização criminosa de compra e venda de combustíveis através de empresa fantasma

Lucy Alves é a grande atração do Arraiá de Maricá neste fim de semana

Macaé terá retorno de voos para Campinas a partir de agosto

TSE define teto de gastos para campanhas nas eleições de 2022

Festa de São Pedro

Búzios celebra São Pedro, santo padroeiro dos pescadores, neste final de semana