Pular para o conteúdo
Pesquisar
Degradê com CSS

Especial visibilidade: Censo Demográfico oculta pessoas Trans e não binárias

Imagem: IBGE
Imagem: IBGE

Censo Demográfico do IBGE exclui questões de identidade de gênero, ocultando pessoas Trans e não binárias dos recortes sociais

No ano de 2021, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) se prepara para a aplicação do novo Censo Demográfico. O questionário funciona como um mecanismo de conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País, abordando diferentes recortes sociais.

O Instituto aplica o censo a cada dez anos. A edição deste ano é referente ao a 2020, uma vez que a pesquisa da nova década ainda não pode ser realizada por conta da pandemia do Covid-19.

Apesar de ser uma forma de colher dados sobre as diferentes esferas da sociedade, uma parte dela não se sente representada, principalmente pelas questões de gênero apresentadas no questionário: pessoas Trans e não binárias.

O censo de 2010 apresenta dados da quantidade de homens e mulheres em cada recorte das perguntas, mas não considera questões de cisgeneridade (pessoas que se identificam com o gênero que nasceram), trasgeneridade (indivíduos que não se identificam com o gênero que nasceram) e pessoas não binárias (que não se identificam com nenhum gênero binário, masculino ou feminino).

Janeiro é considerado o mês da visibilidade Trans, período que é marcado por ações de apoio à causa destes indivíduos que são considerados os mais invisibilizados da sigla LGBTQ, enfrentando diariamente o preconceito, falta de oportunidade e em muitos casos, risco de morte.

Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), no ano de 2020, aumentou em 48% os casos de assassinatos de pessoas Trans, no período entre janeiro e abril.

A Prensa questionou o IBGE sobre as diretrizes para o questionário deste ano, mas ainda não obteve resposta.

A Prensa de Babel reforça a importância de acolher e dar voz à pessoas de todos os gêneros e repudia toda forma de preconceito e descriminação.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Calendário de eventos turísticos de Macaé reúne 114 atrações previstas para 2026

Carnaval da Cervejaria Búzios terá quatro dias de shows e programação gratuita em fevereiro

Carnaval de Búzios terá 24 blocos e oito dias de desfiles em diversos bairros

Bloco Não é Não leva campanha contra assédio à Orla Bardot em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]