O Espaço Multidisciplinar de Búzios — que funcionará no prédio da antiga APAE e será a nova sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência (PCD), também nucleos das secretarias de Educação e Saúde — receberá o nome de Ângela Barroso, em homenagem à educadora, comunicadora e ativista que se tornou referência na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no município.
A decisão, já confirmada por pessoas próximas ao governo e à família, foi oficialmente celebrada nesta quarta-feira (12), o anuncio feito por Luciana Sant’Ana, atual secretária da Pessoa com Deficiência de Búzios, em um encontro de caráter solidário, das 12h às 17h, no restaurante da Pousada Praia da Tartaruga. Familiares, amigos e representantes de instituições com as quais Ângela atuou participarão da homenagem. Os convidados foram orientados a levar 1 kg de alimento não perecível, destinado a ações sociais, e vestir branco com um toque de animal print, estilo marcante da homenageada.
Natural de Campos dos Goytacazes, Ângela Barroso morreu em 29 de outubro, em Búzios, onde viveu por mais de três décadas. Foi colunista social, apresentadora de podcast e, até recentemente, coordenadora da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Também dirigiu a APAE local, desempenhando papel central na inclusão de crianças e adultos com deficiência, especialmente pessoas com síndrome de Down.
Dias antes de sua morte, Ângela foi informada de que o espaço seria batizado com seu nome — um gesto de reconhecimento que, segundo amigos, a emocionou profundamente. O município possui, de acordo com dados da Secretaria PCD, mais de 1.700 pessoas.com deficiência, e o novo centro deverá integrar os serviços da antiga APAE e ampliar o atendimento especializado, incluindo pessoas no espectro autista. Angela, à época, deu declarações defendendo a unificação das políticas públicas do municipio voltadas ao setor.


