Espaço Cultural Zanine abre exposição “Heróis do Mar”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Mostra é uma homenagem a história da pesca artesanal do município e ficará disponível até o dia 8 de julho, das 9h às 18h

Até o dia 8 de julho, o Espaço Cultural Zanine apresenta a exposição “Heróis do Mar”, uma homenagem à história da pesca artesanal do município. A mostra traz um novo olhar para a cultura da pesca e ressalta a importância das mulheres caiçaras e marisqueiras, personagens de grande riqueza cultural da história buziana é de fundamental relevância na formação da identidade cultural local. A visitação é diariamente das 9h às 18h.  

A abertura da exposição foi na segunda-feira (27) e contou com a presença do prefeito Alexandre Martins. O chefe do executivo lembrou de antigos pescadores da cidade, além das mulheres caiçaras. Também citou os mutirões de limpezas dos mares, uma iniciativa da Colônia dos Pescadores em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo. Segundo ele, “Búzios tem história e cultura, não vive só de praias, e ações como estas contribuem para a preservação da pesca artesanal”.

Foi produzido um mural com as fotos dos pescadores que marcaram a história da pesca em Búzios. Foto divulgação.

De acordo com o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, “no mês em que se comemora o dia mundial do Meio Ambiente, não poderia deixar de falar sobre as questões da sustentabilidade, onde a pesca artesanal é fundamental para a vida dos pescadores buzianos”. Além disso, inclui as atividades do dia do padroeiro dos pescadores, São Pedro, celebrado nesta quarta-feira (29).

Publicidade

Dia de São Pedro

Segundo Romano Lorenzi, para comemorar o dia de São Pedro, além da exposição dos pescadores, será celebrada a tradicional missa na Igreja de Sant’Anna, às 19h, porém os outros festejos não serão possíveis realizá-los. A tradicional festa dos pescadores não vai ocorrer mais este ano por causa da pandemia.

A festa era o início dos festejos em honra a Senhora Sant’Anna, que terminava na Festa de Sant’Anna. O evento conta com inúmeras atrações como missa, tríduo, ladainha, procissão, almoço festivo, shows, dança de quadrilha, corrida de bote a remo, benção aos pescadores, reis de boi e arraia, entre outros.

Galeria de fotos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

MEIO AMBIENTE

Audiência Pública discute expansão do estacionamento do Shopping Park Lagos

GRAN CINE BARDOT

Último fim de semana do Festival de Cinema Italiano em Búzios

ENSINO SUPERIOR

Chegada de universidades públicas pode colocar Cabo Frio na rota das cidades universitárias

FESTA DA PADROEIRA

Programação Popular da Festa da Padroeira começa nesta sexta-feira (12), em Cabo Frio

NEGÓCIOS E NETWORK

Associação de Hotéis de Cabo Frio prepara 4ª edição da feira de fornecedores da hotelaria e gastronomia

DESEMPREGO

Setor de petróleo e gás em Macaé perde quase 17 mil empregos entre 2014 e 2022