Até o dia 8 de julho, o Espaço Cultural Zanine apresenta a exposição “Heróis do Mar”, uma homenagem à história da pesca artesanal do município. A mostra traz um novo olhar para a cultura da pesca e ressalta a importância das mulheres caiçaras e marisqueiras, personagens de grande riqueza cultural da história buziana é de fundamental relevância na formação da identidade cultural local. A visitação é diariamente das 9h às 18h.
A abertura da exposição foi na segunda-feira (27) e contou com a presença do prefeito Alexandre Martins. O chefe do executivo lembrou de antigos pescadores da cidade, além das mulheres caiçaras. Também citou os mutirões de limpezas dos mares, uma iniciativa da Colônia dos Pescadores em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo. Segundo ele, “Búzios tem história e cultura, não vive só de praias, e ações como estas contribuem para a preservação da pesca artesanal”.
De acordo com o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, “no mês em que se comemora o dia mundial do Meio Ambiente, não poderia deixar de falar sobre as questões da sustentabilidade, onde a pesca artesanal é fundamental para a vida dos pescadores buzianos”. Além disso, inclui as atividades do dia do padroeiro dos pescadores, São Pedro, celebrado nesta quarta-feira (29).
Dia de São Pedro
Segundo Romano Lorenzi, para comemorar o dia de São Pedro, além da exposição dos pescadores, será celebrada a tradicional missa na Igreja de Sant’Anna, às 19h, porém os outros festejos não serão possíveis realizá-los. A tradicional festa dos pescadores não vai ocorrer mais este ano por causa da pandemia.
A festa era o início dos festejos em honra a Senhora Sant’Anna, que terminava na Festa de Sant’Anna. O evento conta com inúmeras atrações como missa, tríduo, ladainha, procissão, almoço festivo, shows, dança de quadrilha, corrida de bote a remo, benção aos pescadores, reis de boi e arraia, entre outros.