Após o temporal que atingiu Búzios no último final de semana, a Praia de Manguinhos enfrenta novamente o problema do extravasamento de esgoto em direção ao mar, fato já conhecido pelos moradores da região. Cada vez que as chuvas aumentam, o esgoto vaza para os corpos hídricos da cidade.
Neste sábado (13), moradores registraram o grande volume de água escura formando um caminho de esgoto pelas areias da praia. De acordo com o setor de controle de índice pluviométrico do Golfe Clube Aretê Búzios no sábado (13) choveu 77,5 mm, equivalente à média esperada para todo o mês de janeiro.
A Associação de Moradores e Amigos das Praias de Manguinhos e Rasa, Amanrasa, expressou preocupação e solicita medidas urgentes das autoridades locais e da concessionária responsável pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto no município, a Prolagos.
O problema de saneamento básico não se limita apenas a Manguinhos; houve registros de extravasamento também no centro da cidade, afetando a Praia do Canto.
Em resposta às reclamações, a Prolagos afirmou que nos pontos citados, o extravasamento ocorreu pela rede de drenagem pluvial, não operada pela concessionária. Asseguraram que o sistema de esgotamento sanitário não sofreu danos com as fortes chuvas e continua operando normalmente.
Já a Prefeitura disse que no último final de semana, a cidade sofreu uma incidência significativa de chuvas, após meses de estiagem, refletindo a realidade do Estado do Rio de Janeiro. Destacou que, durante a seca, as lagoas naturais e redes de águas pluviais acumularam material resultante da decomposição, agravado por ligações clandestinas à rede de drenagem. A sazonalidade do verão, com aumento substancial na população flutuante, amplifica os desafios, resultando em impactos consideráveis.
Quanto aos pontos específicos de esgoto, como em João Fernandes, uma falha no sistema de bombeamento da Prolagos causou extravasamento para a rede de drenagem, prontamente corrigida após ação de nossa equipe e intervenção da Concessionária. A Prefeitura disse ainda que está aplicando medidas legais, incluindo multa, e realizando coletas pós-correção para verificar a ausência de esgotos domésticos.
Por fim disse que nos escoamentos pluviais ao longo da península, há extravasamentos de águas servidas com esgoto devido ao sistema em tempo seco da Prolagos e que está trabalhando para substituir esse sistema por uma rede separativa absoluta, avançando na remoção de esgoto do oceano para Estação de Tratamento de Esgoto em São José.