O serviço poderá ser estendido a mais pessoas, dependendo da demanda
A pandemia de coronavírus transformou o cotidiano das pessoas ao redor do mundo. A necessidade de isolamento social, além do excesso de informações relacionadas ao tema, propiciam um ambiente para sentimentos de angústia e sobrecarga mental. Diante do cenário, um grupo de psicólogos se reuniu para oferecer o serviço de escuta solidária, com foco nos profissionais de saúde na linha de frente dos atendimentos.
A ação é organizada pelo psicólogo Felipe Nigri, idealizador do projeto Simplesmente e Divãneio. Ao todo, três profissionais se revezam no atendimento das pessoas que preenchem um formulário com dados pessoais como nome, idade, telefone de contato e área de atuação, além das queixas principais.
“Queremos ajudar a sanar brechas deixadas pelo serviço público, ajudando profissionais de saúde que estão na linha de frente e têm que lidar com medos e angústias frente ao desconhecido, frente à morte”, comentou Felipe Nigri.
Após a inscrição, que pode ser feita no link – Clique Aqui, os interessados deverão enviar o link preenchido para o número de Whatsapp (22) 9 9877-3577. Um dos profissionais fará contato para organizar os atendimento da melhor forma possível, atendendo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo Patricia Rocha Lima, uma das psicólogas do projeto, o foco será direcionado, a princípio, aos profissionais de saúde, mas isso não impede que mais pessoas possam ser atendidas conforme a necessidade aparecer. “Nossa intenção é alcançar o maior número de pessoas possível, nesse momento em que mais precisam da escuta solidária”, comentou.